Palmeiras venceu o Flamengo nos pênaltis, com o brilho do goleiro Kaique (Foto: Divulgação/Palmeiras)


Em decisão equilibrada neste sábado, na Arena Barueri, o Palmeiras sagrou-se campeão da Copa do Brasil sub-20, ao bater o Flamengo nos pênaltis. Depois do 0 a 0 no tempo normal, as Crias da Academia venceram a equipe carioca nas penalidades por 4 a 2, com o brilho do goleiro Kaique e de Jhon Jhon.



Dugout


Dono da melhor campanha durante toda a competição, o Palmeiras teve o mando de campo da final. Com a conquista, o Verdão completa um ano recheado de conquistas no Sub-20, depois de ter levantado as taças da Copa São Paulo de Futebol Jr. e do Campeonato Brasileiro da categoria.

A equipe Sub-20 do Flamengo contou com os reforços de Victor Hugo, Matheus França, Mateusão e Matheus Gonçalves, que estiveram com o elenco profissional durante a temporada e retornaram à base para a disputa da final.

Já o Verdão optou por não contar com nomes como Endrick e Giovani, que brilharam no título da Copinha, mas permanecem com o elenco comandado por Abel Ferreira.




O jogo

A primeira etapa foi de equilíbrio e com poucas chances claras de gol para os dois lados. O Palmeiras teve uma primeira boa oportunidade com um chute de fora da área de Pedro Lima, mas a finalização saiu sem direção. O Flamengo tentava responder com ataques rápidos nas costas da zaga palmeirense, acionando principalmente o atacante Petterson, mas também não teve sucesso.

Sob o calor na região metropolitana de São Paulo, foi necessária uma parada para hidratação aos 30 minutos. Depois disso, a partida seguiu equilibrada e sem gols até o intervalo.

Na segunda etapa, as equipes voltaram com gás novo para buscar o título. Aos nove minutos, Pedro Lima finalizou forte de fora da área e obrigou Kauã Santos a fazer grande defesa. Na mesma moeda, o Flamengo respondeu no minuto seguinte, quando Petterson bateu colocado, e Kaique se esticou todo para defender.




O jogo esquentou com as oportunidades, e o clima entre os atletas também. Aos 12 minutos, Naves e Cleiton se desentenderam após cobrança de falta para o Palmeiras, e a arbitragem deu cartão amarelo para ambos. Como já estava amarelado, o zagueiro flamenguista foi expulso, e o Verdão passou a atuar com um a mais.

Apesar disso, a equipe palmeirense não teve facilidade para aproveitar a vantagem numérica, com o Flamengo equilibrando as ações. Já na reta final do jogo, aos 42, foram os flamenguistas quem assustaram. Evertton chutou da entrada da área e, após desvio em Heni, Kaique fez uma linda defesa para impedir o gol. Aos 44, o Palmeiras teve grande chance com o cabeceio de Edney, mas Kauã Santos fez defesa segura.

Pênaltis

Com o 0 a 0 no tempo regulamentar, a decisão ficou para os pênaltis. Nas cobranças, Kaique pegou a batida de Werton e viu Zé Welinton chutar para fora. O Palmeiras acertou todas as suas penalidades, e coube a Jhon Jhon coverter a cobrança decisiva para dar o título ao Verdão.





PALMEIRAS 0 (4) X (2) 0 FLAMENGO


Local: Arena Barueri, em Barueri (SP)
Data: 12 de novembro de 2022 (domingo)
Horário: 11 horas (de Brasília)
Árbitro: Maguielson Lima Barbosa (DF)
Assistentes: Leila Naiara Moreira da Cruz (FIFA-DF) e Lehi Sousa Silva

Cartões amarelos: Naves, Daniel e Allan (Palmeiras); Cleiton (Flamengo)
Cartão vermelho: Cleiton (Flamengo)
Gols: -

PALMEIRAS: Kaique; Garcia, Henri, Naves e Michel (Daniel); Fabinho (Léo), Pedro Lima (Ruan Ribeiro) e Jhon Jhon; Ian, Kevin (Edney) e Vitinho (Wendell) (Allan)
Técnico: Paulo Victor Gomes

FLAMENGO: Kauã Santos; Diego, Otavio, Cleiton e Marcos Paulo (Richard); Igor Jesus (André Jr.), Evertton e Victor Hugo (Werton); Matheus França (Matheus Gonçalves), Peterson (Ryan Luka) e Mateusão (Zé Wellington)
Técnico: Mário Jorge