Nesta segunda-feira, Abel Ferreira comandou o último treino do Palmeiras antes da semifinal, nos Emirados Árabes (Foto: Juan Mabromata / AFP - 27/11/21)

Nesta segunda-feira (7), véspera da semifinal do Mundial de Clubes, o técnico Abel Ferreira concedeu entrevista coletiva em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. O comandante do Palmeiras falou sobre o adversário da equipe, o Al Ahly, do Egito.



Dugout


Abel destacou a surpresa causada pela vitória dos egípcios sobre o Monterrey, do México, ressaltando que é necessário ter organização para sair com a vitória. O treinador acredita que a paciência será um ponto fundamental na semifinal.

"O futebol não é ciência exata, não é dois mais dois igual a quatro, ganha quem investe mais. O futebol tem muito a ver com vontade, organização. O que nós vimos ontem foi uma equipe muito bem organizada, sabendo muito bem o que fazer dentro de campo, competindo para ganhar. Nós estamos, sobretudo, atentos e alertas, porque percebemos a organização da equipe", disse o treinador.

"Temos uma experiência de um ano e meio juntos, temos jogos importantes que vivemos juntos, isso nos dá conhecimento. Amanhã, o que temos que fazer para enfrentar esse tipo de time é sermos pacientes, seguros, aparecer na hora e no momento certo para fazer o que treinamos. Isso é o que treinamos. Ter calma, tranquilidade, ser uma equipe sólida, eficaz e muito focada naquilo que são as tarefas individuais e coletivas. Se fizermos, estaremos seguramente mais próximos de ganhar esse jogo", completou.



Em seguida, Abel comentou especificamente sobre o perfil do Al Ahly, analisando o cenário que o Verdão entrará em campo. O técnico sabe que o time terá que apresentar um arsenal variado de jogadas.

"É uma equipe que tem intenções muito claras, que joga com as características de seus jogadores. Tiveram sete, oito transições em igualdade numérica e, muitas vezes, em superioridade. Isso nos mostra que, no momento em que você ataca, tem que estar preparado para o momento que vai defender", pontuou Abel.

"Mas não há somente uma maneira de fazermos gols, não é só em ataque posicional. Podemos fazer gols em transição, em bola parada e em uma ação individual, pela criatividade e qualidade dos nossos jogadores. Quando estivermos em ataque posicional, temos que atacar e nos preparar na defesa. Quando tivermos a bola parada, fazer tudo o que treinamos e estarmos focados à queda da bola. Esperar que os nossos jogadores estejam tranquilos e inspirados", finalizou.

A semifinal entre Palmeiras e Al Ahly será nesta terça-feira, às 13h30 (de Brasília), no Estádio Al Nahyan. Nesta segunda, Abel comandou o último treino com foco na estreia do time no Mundial.