O técnico Mano Menezes ainda busca encontrar a melhor formação para o Internacional. A expectativa no clube é de ter o time considerado ideal em condições de atuar já no mês de julho, para voltar a alimentar o sonho de um título importante na atual temporada e assim fazer um segundo semestre melhor.
O time colorado, que terminou 2022 em alta, sofreu neste ano com problemas por diversos motivos e ainda procura a sua melhor forma. Contratações que demoraram pra chegar, lesões, queda de rendimento individual, problema físico e uma saída importante estão entre os principais motivos de um 2023 até o momento ruim.
A base de equipe vice-campeã brasileira sofreu alterações neste ano. Gabriel teve grave lesão e foi para o departamento médico. Somente neste momento, após oito meses de recuperação, está voltando a ficar à disposição.
O meio-campista Edenilson, um dos principais jogadores da equipe nos últimos anos, deixou o clube, negociado com o Atlético-MG.
Keiller, Bustos, Mercado, Carlos de Pena, Wanderson e Alemão caíram de produção. O diagnóstico no clube é que o motivo principal foi o despreparo físico, que gerou cansaço e também algumas lesões. A expectativa é, com as alterações no departamento, ter uma melhora gradativa e considerável em relação a este tema.
As principais contratações ainda não deram resposta, por diferentes motivos. Valencia, a principal delas, está chegando somente para atuar a partir do segundo semestre. Aránguiz, por contas das lesões, ainda não conseguiu entrar em campo. Luiz Adriano jogou, mas não rendeu o esperado pelo clube.
Inter quer time ideal pronto em julho
O primeiro objetivo do Inter é classificar contra o Independiente Medellín no próximo dia 28. Para avançar para as oitavas de final da Libertadores, basta vencer por um placar simples dentro do estádio Beira-Rio. Após isso, em julho, o Colorado quer ter o time considerado ideal, com todas as principais peças à disposição de Mano Menezes.
O clube tem convicção que Bustos, Mercado e Wanderson vão melhorar seus respectivos rendimentos. A ideia é que Gabriel e Aránguiz possam ter boas condições para forma dupla de volantes. Mauricio e De Pena devem disputar uma posição no meio-campo.
Essas melhoras aguardadas, somadas ao destaque vem tendo o goleiro John, a continuidade da regularidade de Renê, das atuações de brilho de Alan Patrick e, principalmente, a entrada do atacante Valencia no time, fazem o Inter acreditar em melhores desempenhos e em um título em 2023.
A direção deve, ainda, buscar contratações na janela de transferências que abre no próximo mês.