Titular absoluto do Internacional, Alan Patrick tem sido o grande destaque do time do técnico Mano Menezes em 2023. Com 31 anos, ele tem atuado na maioria dos jogos e sido elogiado por torcedores no estádio Beira-Rio e nas redes sociais.
O jogador é tido internamente como "peça rara", segundo ouviu o Superesportes. Há o entendimento no clube de que não existe no grupo outro jogador com capacidade de substituí-lo à altura, pelas características para a posição e também pela qualidade técnica.
No atual elenco colorado, Mauricio é quem atua na posição nas vezes em que Alan Patrick não está à disposição, mas o jovem alterna titularidade com Pedro Henrique pelo lado direito do ataque. Lucas Ramos também já recebeu oportunidade no setor, mas por poucos minutos e sem ganhar sequência.
Após a saída de Taison, reserva imediato de Alan Patrick em 2022, a direção foi ao mercado buscar opções para a posição. Os dirigentes, com auxílio do CAPA (Centro de Análise e Prospecção de Atletas), encontraram poucas alternativas disponíveis e dentro do orçamento com as mesmas características e com qualidade semelhante.
As boas atuações de Alan Patrick refletem nos bons números do jogador na atual temporada. O camisa 10 colorado marcou quatro vezes no Campeonato Gaúcho. Todos os três gols do Inter na Copa do Brasil até o momento também foram marcados pelo jogador, que ainda marcou na estreia da Copa Libertadores.
A importância para o time faz com que o clube tenha cuidados com a parte física de Alan Patrick. O entendimento interno é que, por conta de não ter realizado pré-temporada em 2022, o camisa 10 sofreu com desgaste físico na última temporada. Após a preparação na parte inicial de 2023, o jogador tem começado e terminado a maioria dos jogos.
O próximo jogo do Inter é nesta quarta-feira (3), às 19h (de Brasília), contra o Nacional (URU), pela Copa Libertadores.