Benítez e Hulk são os destaques de América e Atlético no Mineiro (Foto: Mourão Panda/América e Pedro Souza/Atlético)

 
América e Atlético iniciam, neste sábado (1º), às 16h30, a disputa pela taça do Campeonato Mineiro, no Independência. Enquanto o Coelho quer voltar a vencer o estadual após sete anos, o Galo busca o quarto título seguido.



 
Dugout
 

O Alvinegro começa o jogo de ida em vantagem. Isso porque teve a melhor campanha da primeira fase e, com isso, pode empatar as duas partidas ou vencer e perder pela mesma diferença de gols que ainda fica com o tetracampeonato.

Na semifinal, inclusive, o Atlético eliminou o Athletic devido ao regulamento. Após perder o jogo de ida por 1 a 0, em São João del-Rei, bateu o rival pelo mesmo placar no Independência e garantiu a ida à final.

O América, por sua vez, teve a segunda melhor campanha na fase de grupos, mas ainda está invicto na competição e na temporada. O confronto direto entre os times terminou empatado em 1 a 1 na 7ª rodada, no Mineirão.




O Coelho derrotou o Cruzeiro nas duas partidas da semifinal: a primeira por 2 a 0, na Arena do Jacaré, e a segunda por 2 a 1, no Horto.

Projeção dos atletas

 
Capitão do Coelho, Juninho acredita que o time não deve mudar a postura para sair com a vitória. O volante também revelou preocupação em caso de um recuo excessivo. 
 
"A melhor estratégia é continuar nosso estilo de jogo. Queremos pensar em segurar um pouco o resultado, como falei aqui, a equipe do Atlético tem qualidade. Colocar o time para trás, uma hora vai dar ruim", disse.

Já o zagueiro Mauricio Lemos foi enfático ao falar sobre o clássico. Para o uruguaio, 'é matar ou morrer'. 

"O América tem um bom time. A gente vai trabalhar, fazer o melhor para disputar as finais. Não podemos chegar como favoritos ou como nada, porque vai ser um jogo muito difícil, como foi o que jogamos. São finais. Tem que matar ou morrer", avaliou. 




Escalações


O América não tem desfalques para o clássico. A novidade na escalação deverá ser a entrada do zagueiro Éder no lugar de Iago Maidana. Outro que retorna do departamento médico, mas provavelmente ficará como opção no banco de reservas, é o atacante Wellington Paulista.

O Atlético, por sua vez, tem cinco atletas em recuperação de lesão. São eles: os zagueiros Bruno Fuchs e Igor Rabello, o lateral-esquerdo Guilherme Arana, o volante Allan e o atacante Alan Kardec.

Além deles, o atacante Eduardo Sasha foi vendido ao RB Bragantino. Outro jogador do setor ofensivo que está prestes a deixar o clube é Ademir, próximo de acerto com o Bahia.




Algumas disputas estão mais abertas na escalação do Atlético. Os laterais-esquerdos Rubens e Dodô duelam pela posição na defesa alvinegra, enquanto Pedrinho, Patrick, Zaracho e Edenilson brigam por três vagas na terceira linha do 4-1-3-2 de Eduardo Coudet.
 

América x Atlético


América
Matheus Cavichioli; Arthur, Ricardo Silva, Éder e Nicolas; Alê, Juninho e Benítez; Matheusinho, Felipe Azevedo e Aloísio
Técnico: Vagner Mancini

Atlético
Everson; Saravia, Mauricio Lemos, Jemerson e Dodô (Rubens); Otávio, Pedrinho (Edenilson), Zaracho e Patrick; Paulinho e Hulk
Técnico: Eduardo Coudet

Motivo: jogo de ida da final do Campeonato Mineiro
Local: Independência, em Belo Horizonte
Data e horário: 1/4/2023, às 16h30

Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli (MG)
Assistentes: Magno Arantes Lira e Pablo Almeida Costa (MG)
VAR: Marco Aurélio Fazekas Ferreira
Transmissão: Globo, SporTV 3 e Premiere; tempo real do Superesportes