A Federação Mineira de Futebol (FMF) definiu, nesta segunda-feira (27/3), que o jogo de ida da final do Campeonato Mineiro terá um árbitro nascido em Minas Gerais, enquanto a volta será apitada por um profissional de fora do estado. A decisão entre América e Atlético terá início no sábado, às 16h30, no Independência.
A determinação ocorreu por meio de sorteio, na sede da federação, em Belo Horizonte. Estiveram no local um representante de cada time: Dower Araújo, superintendente do América, e Pedro Tavares, diretor de competições do Atlético.
Havia dúvida em qual seria a definição da FMF em meio ao pedido do América de que o dono do apito fosse de fora do estado nas duas finais. No entanto, apenas o segundo e decisivo confronto será desta forma.
A audiência pública que designará os árbitros está marcada para às 16h desta terça-feira, novamente na sede da entidade. O jogo de volta entre Galo e Coelho ocorrerá no outro sábado (8), também às 16h30, no Mineirão.
Com vantagem por ter feito a melhor campanha na fase de grupos, o Alvinegro pode empatar os dois jogos ou vencer e perder pela mesma diferença de gols que ficará com a taça.
Arbitragem de Atlético e América
Na primeira fase do Estadual, Atlético e América empataram em 1 a 1 no Mineirão, em clássico com tempos distintos. A partida foi apitada pelo mineiro Vinicius Gomes do Amaral e não teve grandes polêmicas em relação a cartões ou pênaltis.