Imagina um mundo onde a rivalidade do futebol só existe dentro das quatro linhas. Para alguns, essa parece ser uma possibilidade distante, mas, para as cruzeirenses Luiza e Bruna; os atleticanos Mateus, Gabriela e Thaiza e o americano João, é uma realidade. Com síndrome de down e membros do Instituto Viva Down, os amigos divergem - e muito - quando o assunto é futebol, mas, dentro da inclusão, não existe rivalidade.
Torcedores do Atlético, Cruzeiro e América do Instituto Viva Down
Único americano do grupo, João, de 25 anos, ama o Coelho e disse gostar muito de ir ao Independência. Com a final do Campeonato Mineiro entre Atlético e América chegando, João já deu sua opinião: "Vai dar o Coelho!".
Cruzeirense fanática, Bruna Vilarinos, de 28, traz no sangue o amor pela Raposa: "Eu sou cruzeirense e sempre serei cruzeirense. Meu pai é, minha mãe e meu irmão também. É de família".
Vivendo um Romeu e Julieta contemporâneo, Bruna namora João. Eles asseguram que não existe rivalidade no relacionamento - nem mesmo em dia de clássico. "Nunca tem provocação entre a gente, eu só provoco o Atlético", afirmou Bruna.
Luiza Abreu, a Lulu, por outro lado, veio de família atleticana, mas nunca escondeu o amor pelo maior rival. Influenciada pelo pai, é apaixonada pelo Cruzeiro e seu jogador favorito é o goleiro Rafael Cabral.
Mãe de Luiza, Heloisa Abreu conta que era atleticana quando criança, mas virou a casaca por causa da filha: depois que o pai de Lulu morreu, ela passou a sofrer "bullying" dos primos por ser a única cruzeirense da família.
"Meu avô foi um dos primeiros torcedores do Atlético. Fez 100 anos antes do clube e ganhou até um certificado de aniversário. Eu virei cruzeirense para apoiar a Lulu. Tentaram convencê-la a torcer pelo Galo, mas não teve jeito. Ela ama o Cruzeiro.", contou Heloisa.
O nome da Massa: Hulk!
Entre os atleticanos, há um consenso quando o assunto é "jogador favorito": Hulk.
Astro do Atlético, o atacante vive excelente início de temporada. O camisa 7 do Galo já marcou 10 gols e deu duas assistências neste começo de ano.
Fã de Hulk, Gabriela Amorim diz amar o Galo, mas ressalta que mais gosta nos jogos: comer. Aos 12 anos, Gabizinha já foi ao Mineirão e gosta bastante da comida do Gigante da Pampulha.
Instituto Viva Down na Arena MRV
No Dia Internacional da Síndrome de Down (21/3), os integrantes do Instituto Viva Down foram convidados pelo Instituto Galo para visitar o novo estádio do Atlético, a Arena MRV.
"Foi uma surpresa para nós. Conhecemos a Arena MRV, fomos recebidos pelo "nosso rei" Reinaldo, pela mascote e pela presidente do instituto atletiano, Maria Alice Melo Coelho. Foi um momento de graça para nós, como atleticanos, e para a turma do Viva Down", comentou Iracema Machado, diretora do Viva Down.
Torcedor do Atlético, Mateus Batista, de 18, esteve na visita e se divertiu ao lado do Galo Doido, mascote do clube.
Em comemoração ao mês da Síndrome de Down, o Instituto também esteve em ação beneficente realizada pelo Boulevard Shopping que contou com o piloto da Stock Car Pro Series Ricardo Maurício, na sexta-feira passada (17). Eles ainda acompanharam o Jogo das Estrelas do NBB, na Arena do Minas, no dia seguinte.
Visita ao Alterosa Esporte
Nesta quinta-feira (23), Luiza, Bruna, Mateus, Gabriela, Thaiza e João participaram do programa Alterosa Esporte, da TV Alterosa. Ao lado dos apresentadores, os integrantes do Viva Down conheceram o estúdio da emissora e se divertiram durante as gravações ao vivo ao lada da Bancada Democrática.