Campeonato Mineiro está na reta final da primeira fase (Foto: FMF/Divulgação)


A vitória do Ipatinga sobre o Patrocinense (2 a 1), nesta quarta-feira (1º/3), em jogo atrasado da segunda rodada, movimentou a briga pela classificação às semifinais do Campeonato Mineiro. No sábado, às 16h30, haverá seis partidas simultâneas pela oitava rodada - a última da primeira fase.



  • MINEIRO 2023 - CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO

Neste momento, apenas o Atlético, primeiro do Grupo A, com 17 pontos, e o América, segundo do B, com 15, estão garantidos nas semifinais do estadual. As outras duas vagas em aberto são pleiteadas por Athletic, Tombense, Cruzeiro, Democrata-GV, Ipatinga e Pouso Alegre.

No atual cenário, o Athletic, vice-líder do Grupo A, com 12 pontos, é o único que depende efetivamente de si para assegurar o posto de melhor segundo colocado. No Grupo C, o líder Tombense tem os mesmos 11 pontos do vice Cruzeiro, ficando à frente no critério de gols marcados.

Todavia, a situação do Tombense aparenta ser mais desafiadora, visto que o adversário na última rodada é o América, no Independência, em Belo Horizonte. O Cruzeiro, por sua vez, terá pela frente o Democrata de Sete Lagoas, lanterna do Grupo B, com apenas três pontos, que disputará a repescagem do rebaixamento independentemente do resultado.




Ou seja, o Cruzeiro precisa ganhar do Democrata por um placar superior ao de um eventual triunfo do Tombense diante do América. A partida será no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo.

Correndo por fora no Grupo C está o Democrata, terceiro, com 10 pontos. O rival do time de Governador Valadares será o Atlético. Já o Ipatinga, quarto, com nove, se apega ao confronto direto com o Athletic para, no mínimo, ser o segundo melhor geral. Como está em desvantagem no saldo (3 a 0), o Tigre precisa vencer por dois gols de diferença.

O Pouso Alegre, terceiro do Grupo A, com nove pontos, tem três gols negativos de saldo. Assim, uma classificação às semifinais é mais complicada, pois há a necessidade de aplicar um placar elástico em cima da Caldense.




Rebaixamento


Com relação ao rebaixamento, Villa Nova - quarto do Grupo A, com sete pontos - e Patrocinense - segundo do B, com quatro - brigam diretamente entre si para escapar do triangular do rebaixamento.

A Caldense também tem chances, porém precisa de uma combinação de resultados que envolve uma goleada sobre o Pouso Alegre fora de casa. O Democrata-SL é o único matematicamente garantido na repescagem.

Classificação do Mineiro


Saldo de gols entre parênteses

Grupo A


Atlético, 17 pontos (+7)
Athletic, 12 pontos (+3)
Pouso Alegre, 9 pontos (-3)
Villa Nova, 7 pontos (-7)

Grupo B


América, 15 pontos (+7)
Patrocinense, 4 pontos (-4)
Caldense, 4 pontos (-6)
Democrata-SL, 3 pontos (-6)

Grupo C


Tombense, 11 pontos (+4)
Cruzeiro, 11 pontos (+4)
Democrata, 10 pontos (+1)
Ipatinga, 9 pontos (0)

Jogos da oitava rodada*


Democrata-GV x Atlético
Cruzeiro x Democrata-SL
América x Tombense
Villa Nova x Patrocinense
Pouso Alegre x Caldense
Athletic x Ipatinga

*Todas as partidas serão às 16h30

Formato do Campeonato Mineiro


Os três primeiros de cada grupo e o melhor segundo colocado se classificam para as semifinais do Campeonato Mineiro. Os confrontos serão definidos da seguinte forma:

  • Melhor campanha x melhor segundo colocado
  • 2ª melhor campanha x 3ª melhor campanha

Haverá jogos de ida e volta para definir os finalistas, bem como vantagem de dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols aos clubes com melhor desempenho na primeira fase.



Para o Troféu Inconfidência será considerada uma tabela geral do 1º ao 12º, na qual o 5º, 6º, 7º e 8º colocados também farão semifinal e final em partidas de ida e volta. O torneio definirá vagas na Copa do Brasil e na Série D de 2024.

  • 5º colocado x 8º colocado
  • 6º colocado x 7º colocado

Já a repescagem do rebaixamento ocorrerá entre o 10º, 11º e 12º da classificação global. Os times farão um triangular com duelos de ida e volta (quatro jogos para cada), e somente o campeão permanecerá na primeira divisão em 2024.