Hulk e Aloísio são esperanças de gol no clássico (Foto: Pedro Souza/Atlético e Mourão Panda/América)

Depois de mais de três meses, o Mineirão voltará a receber uma partida oficial em seu gramado. Na tarde deste sábado, às 16h30, Atlético e América se enfrentam em clássico válido pela 7ª rodada do Campeonato Mineiro. O duelo é um confronto direto pela primeira posição geral do Estadual - as duas equipes já estão classificadas.




O Atlético tem a melhor campanha do Campeonato Mineiro. O Galo soma 16 pontos - cinco vitórias e um empate - e já garantiu a liderança do Grupo A. O América, por sua vez, soma 14 pontos. Classificado como líder da Chave B, o Coelho tem quatro triunfos e dois empates na competição.

Em caso de vitória, o Atlético garantirá a liderança geral com antecedência. Se o duelo terminar empatado, a disputa ficará para a última rodada da primeira fase, com dois pontos de vantagem para o Galo. O América só assumirá a liderança em caso de resultado positivo no Mineirão.

Os dois times disputam também o status de melhor defesa e melhor ataque do Estadual. Ambos fizeram 11 gols e sofreram apenas quatro.

O Gigante da Pampulha receberá um bom público nesta tarde. Mais de 30 mil torcedores garantiram lugar no estádio para o clássico. Será o primeiro jogo no Mineirão desde 10 de novembro do ano passado, quando o Galo venceu o Cuiabá, por 3 a 0, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.




Atlético


O Atlético tentará manter a invencibilidade na temporada. No entanto, deve ter um time alternativo no clássico. São dois motivos: desgaste da viagem da Venezuela para o Brasil e foco no jogo de volta da segunda fase eliminatória da Copa Libertadores contra o Carabobo (quarta-feira, às 21h30, no Mineirão). Na primeira partida, empate sem gols em Caracas.

Apenas dois titulares devem estar em campo neste sábado: o atacante Hulk, recuperado da COVID-19 que o tirou da viagem para a Venezuela, e o goleiro Everson. Titular da meta atleticana, ele afirmou que não existe favorito no clássico.

"É um clássico, não se pode colocar favorito. Ambos estão fazendo as melhores campanhas, então vai ser um clássico para definir a melhor campanha na primeira fase. Não consigo colocar favorito, as equipes vão se respeitar", disse.




A escalação do Atlético é um mistério, mas dois atacantes devem entrar em campo contra o América: Pavón e Vargas. Suspensos na Libertadores, eles ficaram fora do jogo contra o Carabobo e estão menos desgastados em relação ao restante do grupo.

O Alvinegro não divulgou a condição física de Renzo Saravia e Mauricio Lemos, reforços contratados recentemente pelo clube. Caso tenha condições de jogo, o lateral-direito Saravia pode ser opção, já que Mariano vem sendo poupado com maior regularidade.

América


Assim como o Atlético, o América chega invicto ao clássico. Um fator que pode favorecer o time alviverde é o tempo de descanso e preparação. Enquanto o Atlético entrou em campo na quarta-feira, na Venezuela, o América disputou a última partida há oito dias, quando empatou em 1 a 1 com o Ipatinga, no Ipatingão. 




O Coelho também tenta emplacar uma boa sequência contra o Galo. Após quebrar o tabu de 6 anos e 21 partidas sem vitórias no clássico em 2022, o time quer chegar ao terceiro jogo seguido de invencibilidade, sequência que não ocorre desde 2016.

Para isso, o América conta com o retorno de um titular importante: o zagueiro Éder. Após desfalcar a equipe nos últimos quatro jogos, ele se recuperou de lesão e treinou normalmente com a equipe.

No ataque, o técnico Vagner Mancini possivelmente não contará com três jogadores. Everaldo ainda não teve a documentação regularizada após ser emprestado pelo Corinthians, enquanto Mateus Gonçalves se recupera de um desconforto muscular, e Mikael trabalha para melhorar a parte física e de jogo.




O meio-campista Juninho, um dos destaques do América, destacou a força do elenco adversário. "Sabemos da dificuldade do jogo, da qualidade do adversário, mas também aquilo que podemos fazer quando entramos concentrados. (...) Esses jogos são decididos em concentração. Quando colocamos em campo, temos grandes chances de sairmos com o resultado positivo", disse.

ATLÉTICO X AMÉRICA


Atlético

Everson; Edenilson (Saravia), Nathan Silva, Réver e Rubens; Otávio, Igor Gomes, Hyoran e Vargas; Pavón e Hulk
Técnico: Eduardo Coudet

América

Matheus Cavichioli; Nino Paraíba, Iago Maidana, Éder e Nicolas; Alê, Juninho e Benítez; Matheusinho, Felipe Azevedo e Aloísio
Técnico: Vagner Mancini

Motivo: 7ª rodada do Campeonato Mineiro
Estádio: Mineirão
Data e horário: sábado, 25 de fevereiro, às 16h30
Transmissão: TV Globo, SporTV, Premiere e Globoplay

Árbitro: Vinícius Gomes do Amaral
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira e Magno Arantes Lira
VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira