No clássico de reinauguração do Independência, em 2012, muita confusão, gols e expulsões (Foto: Arquivo/Estado de Minas)

Cruzeiro e Atlético jogarão pela 79ª vez o clássico no Independência. As equipes se enfrentam na noite desta segunda-feira, às 20h, no Horto, pela 5ª rodada do Campeonato Mineiro. E o retrospecto é amplamente favorável ao time preto e branco.





Dos 78 jogos disputados até o momento, foram 40 vitórias do Galo, 21 triunfos da Raposa e 17 empates. O time alvinegro balançou as redes 109 vezes, enquanto a equipe celeste marcou 74 gols.

A maior parte dos clássicos no Independência foram disputados entre 1954, ano em que os clubes começaram a utilizar o estádio, e 1965, que marcou a inauguração do Mineirão. No período, foram 57 jogos, com 29 vitórias do Galo, 17 da Raposa e 11 empates.



Já no período entre a inauguração do Mineirão e a reabertura do Independência após o fim das obras de modernização, em 2012, as equipes se enfrentaram apenas uma vez no estádio do Horto. Em 1995, um amistoso terminou empatado por 1 a 1.




A partir de 2012, o Independência passou a ser mais utilizado nos clássicos. O Galo adotou o estádio e passou a mandar os duelos contra a Raposa no Horto. No período (o Cruzeiro teve um jogo como mandante, quando o Mineirão ainda estava em obras), o Atlético é superior: em 20 jogos, o Galo ganhou 11, perdeu quatro e empatou cinco.



O último jogo realizado no estádio aconteceu em 2019. Em duelo pelo Campeonato Brasileiro, o Galo venceu o Cruzeiro por 2 a 0, gols de Vina, nos acréscimos do primeiro tempo, e Nathan, nos acréscimos da etapa final.

O jogo deste domingo é crucial, especialmente para o Cruzeiro, que voltará a mandar um clássico no estádio após dez anos. A equipe está em terceiro no Grupo C do Campeonato Mineiro e precisa da vitória para não ficar mais distante de uma vaga nas semifinais.

Já o Galo vive bom momento. Em quatro jogos na temporada, tem 100% de aproveitamento e tenta a vitória no clássico para encaminhar a classificação à semifinal do Mineiro.