Os treinadores estrangeiros Paulo Pezzolano e Eduardo Coudet, de Cruzeiro e Atlético, respectivamente, nunca venceram clássicos no futebol brasileiro. O jogo das 20h da próxima segunda-feira (13/2), válido pela 5ª rodada do Campeonato Mineiro, representa uma oportunidade para que um dos técnicos quebre essa escrita com a primeira vitória.
Além disso, os dois já tiveram oportunidades de fazer boas temporadas no Brasil. Enquanto Chacho deixou o Internacional na liderança da Série A do Campeonato Brasileiro em 2020 para trabalhar na Europa, Pezzolano conduziu o Cruzeiro rumo ao título da Série B em 2022, após três anos de calvário.
Agora, no Independência, em Belo Horizonte, ambos os treinadores buscam dar fim a essa marca negativa nos clássicos. Veja, a seguir, o histórico de cada um deles nas partidas contra rivais pelo futebol brasileiro.
Pezzolano em clássicos
O técnico uruguaio da Raposa teve a oportunidade de disputar quatro clássicos desde que assumiu o clube mineiro. Na primeira fase do Campeonato Mineiro de 2022, perdeu para América (2 a 0) e Atlético* (2 a 1).
Mesmo com as derrotas, o Cruzeiro se classificou às semifinais do Estadual, fase em que eliminou o Athletic. Na final contra o Galo, no entanto, o time celeste foi derrotado por 3 a 1 e ficou com o vice-campeonato.
O quarto clássico aconteceu recentemente, também pelo Campeonato Mineiro. Diante do América, em Brasília, a Raposa foi superada pelo Coelho por 1 a 0. Os resultados refletem um duro retrospecto de quatro derrotas em quatro clássicos para Paulo Pezzolano no Brasil.
Histórico de Pezzolano em clássicos pelo Cruzeiro
Clássicos do Cruzeiro sob o comando de Pezzolano
- 02/02/2022 - Cruzeiro 0x2 América - 1ª fase do Campeonato Mineiro
- 06/03/2022 - Atlético 2x1 Cruzeiro - 1ª fase do Campeonato Mineiro
- 02/04/2022 - Atlético 3x1 Cruzeiro - final do Campeonato Mineiro
- 04/02/2023 - América 1x0 Cruzeiro - 1ª fase do Campeonato Mineiro
Coudet em clássicos
Chacho, por sua vez, fará seu primeiro clássico sob o comando do Atlético. O Superesportes recuperou, portanto, os resultados dos Grenais disputados pelo treinador quando ainda dirigia o Internacional.
Os clássicos, por sinal, eram praticamente o único ponto de crítica da torcida do Colorado ao trabalho de Coudet. A equipe liderava o Campeonato Brasileiro e havia se classificado às quartas da Copa do Brasil e às oitavas da Copa Libertadores quando o argentino deixou o comando.
Em seis jogos contra o Grêmio, foram quatro derrotas e dois empates. Entre essas partidas, a perda do Campeonato Gaúcho e a disputa dos primeiros Grenais da história da Libertadores. Veja os resultados a seguir.
Histórico de Coudet, do Atlético, em clássicos pelo Internacional
Clássicos do Internacional sobre o comando de Coudet
- 15/02/2020 - Internacional 0x1 Grêmio - semifinal do 1° turno do Campeonato Gaúcho
- 12/03/2020 - Grêmio 0x0 Internacional - fase de grupos da Copa Libertadores
- 22/07/2020 - Internacional 0x1 Grêmio - Campeonato Gaúcho
- 05/08/2020 - Grêmio 2x0 Internacional - final do Campeonato Gaúcho
- 23/09/2020 - Internacional 0x1 Grêmio - fase de grupos da Copa Libertadores
- 03/10/2020 - Grêmio 1x1 Internacional - Campeonato Brasileiro
*Neste clássico, o Cruzeiro foi comandado pelo auxiliar Martín Varini.