Troféu do Campeonato Mineiro é o sonho de todos os 12 times (Foto: Ramon Bitencurt/ FMF)


O Campeonato Mineiro começará neste sábado (21/1), mas ainda com uma questão a ser resolvida: a participação do Ipatinga, time suspenso devido a uma disputa judicial. O início do Estadual também marca o primeiro capítulo de um novo formato do torneio, que conta com três grupos de quatro clubes. Confira abaixo todas as informações necessárias para acompanhar o Mineiro de 2023.




Disputa judicial


O principal assunto envolvendo o Campeonato Mineiro antes da estreia está presente nos tribunais. O Betim entrou com ação contra o Ipatinga por irregularidades na inscrição de atletas no Módulo II do Mineiro de 2022, e o Superior Tribunal de Justiça Desportiva suspendeu, em 13 de janeiro, o Estadual a partir de uma liminar. 

No entanto, na última terça-feira (17/1), o STJD voltou atrás na sua decisão sobre o início do Campeonato Mineiro e ordenou que o torneio inicie na data prevista: sábado, 21 de janeiro. Contudo, o STJD mantém os jogos do Ipatinga suspensos até segunda ordem. Veja mais detalhes dessa disputa judicial aqui.

Novo formato do Campeonato Mineiro


O Estadual de 2023 terá um formato de disputa diferente, com as 12 equipes divididas em três grupos, onde América, Atlético e Cruzeiro são os cabeças-de-chave. A primeira fase do Campeonato Mineiro de 2023 terá oito rodadas, e as equipes vão enfrentar adversários das demais chaves na etapa classificatória. 




Ao fim da etapa classificatória, avançarão às semifinais os três líderes das chaves e o melhor segundo colocado geral. Um triangular com os piores times de cada grupo vai definir dois rebaixados. Semifinais e final terão jogos de ida e volta. Confira tudo sobre o novo formato do Mineiro aqui.
 
 

Grupo A


Atlético

Dugout

O cabeça de chave do grupo A é o atual tricampeão do Mineiro. E o cenário das últimas temporadas se repete para o Atlético em 2023. Dono do maior investimento e do elenco mais poderoso de Minas Gerais, o Galo é mais uma vez o grande favorito à conquista do Campeonato Mineiro. E, se confirmar a expectativa, o time alvinegro voltará a ser tetracampeão estadual consecutivamente após mais de quatro décadas. Veja aqui mais detalhes da preparação atleticana para o torneio.
 

Athletic 

 
A única equipe mineira que pode se orgulhar de já ter levantado um troféu em 2023 é o Athletic. Após boa campanha no Campeonato Mineiro de 2022 - terminou em segundo lugar na primeira fase e conquistou o título de campeão do interior - o time chega para o Estadual de 2023 recheado de reforços, embalado pelo título da Recopa Mineira, diante do Democrata-GV, e com objetivo de se manter na elite do futebol mineiro. Leia mais informações sobre o clube que conta com Patric, ex-Atlético e América, e Sassá, ex-Cruzeiro, aqui.



 

Pouso Alegre 

 
Correndo por fora em busca da classificação, o Pouso Alegre quer aproveitar a boa campanha na Série D de 2022 para ir bem no Estadual. No Mineiro de 2022, o Pouso Alegre terminou em 10º lugar. O time foi salvo do rebaixamento para o Módulo II pelo saldo de gols, na última rodada. Com o objetivo de não repetir o mau desempenho, o Pousão reformulou o time e vem embalado pela boa campanha nacional em 2022, quando garantiu vaga à Série C deste ano. Confira mais detalhes do clube aqui.
 

Villa Nova 

 
Para finalizar o grupo A, um dos clubes mais tradicionais de Minas Gerais se faz presente. O Villa Nova é mais um dos integrantes da elite do Campeonato Mineiro em 2023 e terá que se superar para retornar à fase final. Em novo ano de parceria com o Coimbra Sports, de Contagem, o Leão do Bonfim aposta em um time bastante jovem para superar a campanha de 2022. Saiba mais sobre o time de Nova Lima aqui.

Grupo B


América

Dugout

Cabeça de chave do Mineiro, participante em mais uma competição internacional e consolidado na Série A. O América vive um momento de enorme protagonismo. O Coelho inicia a trajetória no Campeonato Mineiro como um dos favoritos ao título, ao lado de Atlético e Cruzeiro. A equipe manteve o técnico Vagner Mancini, contratou cinco jogadores e conseguiu segurar a base do grupo das duas temporadas passadas. Veja mais detalhes do time da capital aqui. 



 
Caldense 


Sendo uma das melhores equipes do interior de Minas Gerais na última década do Estadual, a Caldense chega para a edição de 2023 com elenco forte e mirando permanecer na elite do futebol mineiro. Após boa campanha no Campeonato Mineiro de 2022 - terminou a competição em quarto lugar na primeira fase e disputou a taça de campeão do interior, perdendo nos pênaltis para o Athletic -, a equipe quer ir além. Leia mais sobre o time de Poços de Caldas aqui.

Democrata-SL


Outro integrante do grupo B é o vencedor do Módulo II do Campeonato Mineiro em 2022. O Democrata-SL está de volta à elite do futebol do estado depois de 14 temporadas. O clube de Sete Lagoas apostou em elenco mesclado com atletas jovens e experientes e conta com os veteranos Jorge Henrique e Thiago Ribeiro, atacantes de títulos mundiais no currículo, como as principais contratações. Confira mais detalhes aqui.
 

Patrocinense 


Por fim, o segundo grupo do Mineiro é completo por uma equipe que tem uma grande missão no Mineiro: não repetir o desempenho da última temporada. O Patrocinense só permaneceu na elite do estadual devido a uma vitória sobre o Cruzeiro na última rodada. Neste ano, com um elenco totalmente reformulado, o clube sonha com a Copa do Brasil e ainda prometeu uma homenagem ao Rei do Futebol, Pelé. Saiba mais aqui sobre o time do Alto Paranaíba.




Grupo C


Cruzeiro

Dugout

Como favorito e cabeça de chave do seu grupo, o Cruzeiro buscará, nesta temporada, encerrar o jejum de três anos sem o título do Campeonato Mineiro. Ainda que o principal objetivo de 2023 seja a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro, o clube celeste sonha com a chance de superar o arquirrival Atlético, que conquistou as últimas três edições. Reforçado e de volta à elite do futebol brasileiro, a Raposa quer voltar ao lugar mais alto do pódio. Leia detalhes do time de Paulo Pezzolano aqui.
 

Democrata-GV 

 
Também no grupo C está a equipe que perdeu a final da Recopa Mineira, mas a verdade é que os torcedores do Democrata de Governador Valadares tiveram muito o que comemorar ao analisar a temporada de 2022. A Pantera terminou em sétimo no Campeonato Mineiro após boa campanha, venceu o Troféu Inconfidência e se classificou para a Série D do Brasileiro. Mesmo após ser vice da Recopa, o clube do Vale do Rio Doce almeja atingir feitos ainda maiores no Mineiro. Confira mais informações aqui.
 

Ipatinga 

 
Um dos integrantes deste grupo é o time que ainda não estreará. O Ipatinga está, em tese, de volta ao Módulo I do Campeonato Mineiro após 11 anos nas divisões inferiores, mas o Tigre ainda depende de veredicto final do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para confirmar presença - na instância regional, ele venceu o duelo com o Betim foi liberado para disputar o Estadual pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG). Veja todos os detalhes aqui.



 

Tombense 


Por fim, o único representante de Minas Gerais na Série B de 2023 sonha em bons feitos no estadual, tentando repetir a sua fase áurea no torneio. Em 2021, o Tombense foi semifinalista; já em 2020, chegou à final. Já a última participação não foi como esperada. O Carcará terminou a competição em oitavo lugar. Em 11 jogos, foram três vitórias, dois empates e seis derrotas. 
Para mais informações do time de Tombos, clique aqui.
 
 

Estádios do Campeonato Mineiro 

 

Ao todo, 11 estádios receberão os jogos das oito rodadas da fase classificatória do Estadual. Abaixo, veja todas as arenas e suas respectivas capacidades de público. 
 
 

As condições de alguns gramados do interior foram motivo de críticas no Campeonato Mineiro de 2022.  Neste ano, a Federação Mineira de Futebol (FMF) assumiu a intervenção para melhorias de cinco estádios do Estadual. 




Os estádios em questão são: Ronaldo Junqueira. da Caldense, em Poços de Caldas; Castor Cifuentes, do Villa Nova, em Nova Lima; José Mammoud Abbas, do Democrata, em Governador Valadares; Pedro Alves do Nascimento, do Patrocinense, em Patrocínio; e o Ipatingão, do Ipatinga, da cidade homônima. 

Primeira rodada do Campeonato Mineiro

  • Athletic x Tombense - 21/1 - 15h - Arena Unimed
  • Atlético x Caldense - 21/1 - 16h30 - Independência
  • Patrocinense x Cruzeiro - 21/1 - 19h - Estádio Pedro Alves do Nascimento
  • Pouso Alegre x América - 22/1 - 18h30 - Manduzão
  • Democrata-GV x Democrata-SL - 23/1 - 20h30 - Mamudão
  • Villa Nova x Ipatinga - adiado

Veja a tabela completa do estadual aqui!