A disputa pelo troféu do torneio estadual começa neste sábado (21/1). Veja o levantamento do Superesportes com os jogadores mais experientes que vestirão as camisas dos times do interior de Minas Gerais neste ano.
Athletic
Ex-jogador de América, Atlético e Cruzeiro, o lateral-direito Patric, de 33 anos, é um dos reforços de peso do time de São João del-Rei. O defensor diz que quem o motivou a aceitar esse desafio foi o empresário Vinicius Diniz, dono do grupo que detém 90% das ações da SAF do Athletic.
"O Vinicius me ligou no primeiro dia de férias e plantou essa sementinha. (Eu também fiquei motivado) pelo projeto que o Athletic vem desenvolvendo e o poder de crescimento do clube. Também (vejo) aqui grandes jogadores, com potencial para (cumprir) esse desafio. Espero que, juntos, consigamos dar um passo a mais do que no ano passado", afirma Patric.
Outro atleta experiente que vai compor o elenco alvinegro é o centroavante Sassá, de 29 anos, conhecido por suas passagens por Botafogo e Cruzeiro.
"Estou esperando que seja um ano bastante positivo. Esse novo formato de campeonato é um pouco mais difícil, mas nosso time está trabalhando bastante forte", disse o atacante, que destacou a confiança do treinador Roger Silva e do diretor Fábio Mineiro na sua contratação.
No Athletic, Sassá reencontrou um ex-companheiro dos tempos de Cruzeiro. Apesar de ter feito apenas sete jogos pelo Raposa, o lateral-esquerdo John Lennon, de 31 anos, integrou o elenco celeste campeão da Copa do Brasil de 2017.
Junto com eles também atuará o goleiro Júlio César, ex-Botafogo, Fluminense, Grêmio e Benfica. O jogador de 36 anos foi reserva de Denivys na vitória do Esquadrão de Aço por 1 a 0 sobre o Democrata-GV na final da Recopa Mineira.
Além do Athletic, Villa Nova, Atlético e Pouso Alegre compõem o Grupo A do Campeonato Mineiro. A estreia da equipe comandada por Roger será diante do Tombense, neste sábado (21/1), às 15h, no Estádio Joaquim Portugal, em São João del-Rei.
Caldense
O nome mais conhecido do time da Caldense é o goleiro Elissom, de 35 anos. O jogador foi revelado pelo Cruzeiro, nos anos 2000, e participou das conquistas do Campeonato Brasileiro e do Campeonato Mineiro na temporada de 2014.
Na Veterana, Elissom afirma que continuará a tratar o futebol como uma terapia. Através do esporte, o atleta tenta superar o trauma gerado pela morte do filho Lucca, em 2018.
Membro do Grupo B, junto de América, Democrata-SL e Patrocinense, a Caldense estreia contra o Atlético no Estadual. A partida entre as equipes ocorre neste sábado (21/1), às 16h30, no Independência, em Belo Horizonte.
Patrocinense
O Patrocinense contará com o volante Ramalho, de 42 anos, neste Campeonato Mineiro. O veterano tem duas grandes conquistas no currículo: a Copa do Brasil de 2004, pelo Santo André, e o Campeonato Brasileiro de 2006, pelo São Paulo.
Além da dupla de paulistas, Ramalho vestiu a camisa de outros times bastante populares, como Vitória, Criciúma, Atlético Goianiense e Goiás. Ele poderá estrear pelo Patrocinense contra o Cruzeiro, neste sábado (21/1), às 19h, no estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio.
Democrata, de Sete Lagoas
O Democrata, de Sete Lagoas, investiu na contratação de dois experientes campeões mundiais para esta temporada. Vencedor do torneio pelo São Paulo, Thiago Ribeiro é uma das apostas da equipe para o setor ofensivo.
Bicampeão mineiro pelo Cruzeiro e artilheiro da Copa Libertadores de 2010 pelo clube, o atacante de 36 anos também atuou por Atlético, Santos e Bragantino, entre outros times das séries A e B do Brasileirão.
"O que me fez vir ao Democrata foi o fato de eu já conhecer o Campeonato Mineiro e saber que é uma competição de bom nível técnico. A motivação também é enfrentar os grandes clubes, como Cruzeiro, Atlético e América"
O jogador terá como parceiro no Jacaré o meia-atacante Jorge Henrique, ex-Corinthians, Vasco e Internacional. O atleta de 40 anos foi campeão do Mundial de Clubes pelo Timão, clube onde é ídolo.
A primeira partida do Democrata-SL no Estadual será diante contra o Democrata-GV. Os xarás se enfrentam na segunda-feira (23/1), às 20h30, no Mamudão, em Governador Valadares.
Tombense
Um dos principais destaques do Tombense nos últimos anos, Keké passou brevemente pelo Cruzeiro em 2021, antes de retornar ao Gavião-Carcará meses depois. Nesta temporada, ele inicia mais uma edição do Campeonato Mineiro como referência da equipe no ataque.
Na época, a Raposa chegou a desistir do negócio, mas uma reviravolta fez Keké ser contratado pelo clube. O jogador, que hoje tem 27 anos, jogou apenas quatro vezes pelo time celeste.
Atleta do Tombense desde abril da temporada passada, Joseph também passou pelo Cruzeiro em 2021 e chegou a defender o América antes disso. Polivalente, o defensor de 27 anos atua tanto como zagueiro.