Após suspensão do Mineiro, TJD antecipa julgamento do recurso do Betim
Time da Grande BH pede punição do Ipatinga por supostas irregularidades na inscrição de jogadores no Módulo II do Campeonato Mineiro do ano passado
Por Thiago Madureira
16/01/2023 11:13
- Atualizado em: 16/01/2023 11:44
Betim e Ipatinga brigam na Justiça pela última vaga do Campeonato Mineiro (Foto: Staff Images
)
O Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG) alterou a data do julgamento do recurso do Betim que pede a punição do Ipatinga por supostas irregularidades na inscrição de jogadores no Módulo II do Campeonato Mineiro do ano passado, imbróglio que define o último representante do Estadual deste ano.
O julgamento, que seria realizado na quinta-feira (19/1), ocorrerá nesta segunda (16/1), às 19h, na rua Piauí, número 1.977, bairro Funcionários, em Belo Horizonte. As partes foram comunicadas nesta manhã.
Veja os estádios do Campeonato Mineiro 2023
América - Estádio Raimundo Sampaio (Independência).. Cidade: Belo Horizonte
Capacidade: 22.452 pessoas
Foto: Divulgação/Arena Independência
Atlético e Cruzeiro - Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão). Cidade: Belo Horizonte. Capacidade: 61.890 pessoas
Foto: Divulgação
Athletic - Estádio de Futebol Joaquim Portugal (Arena Unimed). Cidade: São João del-Rei . Capacidade liberada: 2.303 pessoas
Foto: Divulgação/Athletic
Caldense - Estádio Doutor Ronaldo Junqueira (Ronaldão). Cidade: Poços de Caldas. Capacidade: 7.560 pessoas
Foto: Divulgação/Prefeitura de Poços de Caldas
Democrata-GV - Estádio José Mammoud Abbas (Mamudão). Cidade: Governador Valadares. Capacidade liberada: 8.678 pessoas
Foto: Reprodução/Democrata-GV
Democrata-SL - Estádio Joaquim Henrique Nogueira (Arena do Jacaré). Cidade: Sete Lagoas. Capacidade liberada: 17.000 pessoas
Foto: Divulgação/Democrata-SL
Ipatinga - Estádio Municipal João Lamego Netto (Ipatingão). Cidade: Ipatinga. Capacidade liberada: 10.000 pessoas
Foto: Divulgação/Prfeitura de Ipatinga
Patrocinense - Estádio Pedro Alves do Nascimento. Cidade: Patrocínio. Capacidade liberada: 8.633 pessoas
Foto: Divulgação/Prefeitura de Patrocínio
Pouso Alegre - Estádio Municipal Irmão Gino Maria Rossi (Manduzão). Cidade: Pouso Alegre. Capacidade liberada: 17.900 pessoas
Foto: Divulgação
Tombense - Estádio Soares de Azevedo. Cidade: Muriaé. Capacidade: 10.560 pessoas
Foto: MW Engenharia Solar/Divulgação
Villa Nova - Estádio Municipal Castor Cifuentes (Alçapão do Bonfim). CIdade: Nova Lima. Capacidade: 5.299
Foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
"De ordem do Ex. mo Sr. Presidente do Egrégio Tribunal de Justiça Desportiva, Dr. Guilherme de Carvalho Doval, ficam citadas e intimadas às partes abaixo denunciadas para comparecerem à sessão extraordinária presencial de julgamento (...), nos termos do art. 45 e seguintes do CBJD, onde, querendo, poderão apresentar defesa escrita ou oral, em causa própria ou representado por Advogado regularmente inscrito nos quadros da OAB, da acusação que lhe(s) é(são) feita(s) como incurso no(s) artigo(s) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD)", diz parte do comunicado enviado aos times obtido pelo Superesportes.
Após o término do Módulo II, ainda em 2022, o Betim denunciou ao TJD-MG supostas irregularidades do Ipatinga na inscrição dos atletas que disputaram o campeonato.
Segundo a acusação, o Tigre teria falsificado assinaturas das carteiras de trabalho dos jogadores. Caso o time do Vale do Aço seja punido pela Justiça, o Betim assume a vaga na elite do futebol mineiro.
No início de dezembro, o TJD rechaçou a denúncia do Betim, mas o clube entrou com novo recurso na sexta-feira (13/1). Mesmo com a decisão desta segunda, ainda há possibilidade de recurso no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
A antecipação do julgamento foi noticiada pela Rádio Itatiaia e confirmada pelo Superesportes.
Suspensão do Campeonato Mineiro
No dia 13 de janeiro, o STJD determinou a suspensão do Campeonato Mineiro 2023. "Diante desta moldura, outro caminho não há que ser trilhado, senão o da CONCESSÃO DA LIMINAR vindicada, por meio da determinação de suspensão do início do Campeonato Mineiro Modulo I de 2023, até o trânsito em julgado do Processo n.329/22 do TJD-MG, ou ulterior determinação deste STJD", diz a decisão do STJD.
Com a definição do julgamento no TJD, o Campeonato Mineiro não terá restrição jurídica para começar, a não ser que nova decisão do STJD interfira na competição.