De olho no Mineiro, o técnico Thiago Oliveira está comandando o Patrocinense na pré-temporada (Foto: Divulgação Patrocinense)


O Patrocinense entra com uma missão no Campeonato Mineiro de 2023: não repetir o desempenho da última temporada. A equipe do Alto Paranaíba só permaneceu na elite do estadual devido a uma vitória sobre o Cruzeiro na última rodada. Neste ano, com um elenco totalmente reformulado, o clube sonha com a Copa do Brasil e ainda prometeu uma homenagem ao Rei do Futebol, Pelé.



 
 
 

Após ser o time que mais perdeu na última edição do estadual, com sete derrotas, e sobreviver na elite do futebol mineiro por causa de uma vitória frente aos reservas da Raposa, o Clube Atlético Patrocinense, o CAP, modificou todo o seu elenco e possibilitou que o técnico Thiago Oliveira trabalhe com um plantel cheio: são 33 atletas à disposição.

Estes jogadores serão importantes para que o time se aproxime dos dois objetivos no Mineiro: as competições nacionais. Conforme afirmado pelo clube ao Superesportes, dentro das expectativas do Patrocinense, a equipe deseja buscar uma classificação à Série D, mas também possui uma meta maior, que é participar da Copa do Brasil.

Estas vagas nos torneios nacionais dependem do resultado no estadual e estar próximo dos times da capital na parte superior da tabela é a meta da equipe do Alto Paranaíba, que só participou da Série D em uma oportunidade, em 2021, quando venceu somente um dos 14 jogos e ficou na 59ª posição do torneio. Já a Copa do Brasil, o CAP nunca teve a chance de disputar.




O elenco 


Para competir no Campeonato Mineiro de 2023, o Patrocinense foi ao mercado e contratou um novo elenco. Para se ter ideia de quão renovado é o plantel da equipe, é possível destacar que, entre os 33 jogadores à disposição, apenas Emerson e Lucas Hulk já atuaram pelo Patrocinense antes do início do estadual deste ano.

O CAP realmente uniu jogadores que estavam espalhados pelo Brasil. Possíveis destaques e titulares do time, por exemplo, estavam em extremos do país. O zagueiro Lucão conquistou o acesso à Série C com o Amazonas, enquanto o lateral-esquerdo Rafael Furlan tem passagem pelo Caxias, tradicional clube do Rio Grande do Sul. 

Um possível destaque do Patrocinense é Gabriel Galhardo, irmão do atacante do Fortaleza, Thiago Galhardo. Ele participou das últimas duas edições do Campeonato Mineiro, por Athletic, em 2021, e Democrata-GV, em 2022, e teve boas atuações.




Possuem experiência


O Patrocinense conta com três atletas que possuem experiência, mas este quesito foi "adquirido de maneiras diferentes" por cada um destes atletas.

O volante Ramalho, por exemplo, foi campeão da Copa do Brasil pelo Santo André em 2004 e do Brasileirão pelo São Paulo em 2006. Atualmente com 42 anos, o volante mora em Patrocínio e tem a intenção de passar experiência ao grupo durante o Campeonato Mineiro.

Já Sabino é cria da base do América e fez parte do elenco do Coelho na campanha histórica na Copa do Brasil de 2020. Inclusive, o volante, que também atua como zagueiro, marcou um gol na disputa de pênaltis diante do Internacional, nas quartas de final da competição de mata-mata. 




Atualmente com 23 anos, Sabino tem cinco jogos no Brasileirão, quatro na Copa do Brasil, sete na Série B e 12 no Campeonato Mineiro, competição em que ele disputará pela quarta vez.

Por fim, Cristiano é um atleta para ficar de olho na parte ofensiva do Patrocinense. O atacante de apenas 21 anos tem passagem pelo Sport, onde participou de 11 partidas no Brasileirão. Ele, inclusive, foi titular em uma partida pelo time pernambucano na elite do futebol brasileiro, em 2021, contra a Chapecoense.

Homenagem a Pelé


O Patrocinense decidiu que homenageará o mineiro Edson Arantes do Nascimento neste ano. Nascido em Três Corações, Pelé faleceu em 29 de dezembro de 2022, e o futebol brasileiro tende a fazer diversas homenagens ao Rei do Futebol durante a temporada de 2023.




A homenagem idealizada pelo clube de Patrocínio passa pelo mascote. A Águia Louca, como é conhecida, utilizará a camisa 10 do Patrocinense com o nome de Pelé nas costas e comemorará cada gol da equipe com um soco no ar, movimento tradicional do Rei do Futebol.

Ficha técnica - Patrocinense 

  
Nome: Clube Atlético Patrocinense 
Ano de Fundação: 1954 
Cidade: Patrocínio 
Presidente: Roberto Avatar 
Estádio: Pedro Alves do Nascimento 
Posição no Mineiro 2022: 9º lugar  
 

Elenco 2023 

 
Goleiros: Adilson, Douglas Baldini, João Rivelli  e Victor Hugo;
Laterais-direitos: Alanderson e Emerson;
Laterais-esquerdos: João Gabriel e Rafael Furlan;  
Zagueiros: Alan Ferreira, Leo Alves, Marcelo Júnior e Pedrão;
Volantes: Antônio Guilherme, Gabriel Galhardo, Léo Baiano, Lucas Hulk, Nailson, Pajé, Pedro Barbosa, Ramalho e Sabino;
Meias: Daniel, Daniel Costa, Evair e Gleisinho;
Atacantes: Cristiano, Léo Santos, Marquinhos do Sul, Matheus Firmino, Matheus Pitombo, Neto Costa, Pedro Igor e Robert Miller.
 

Comissão técnica 

 
Treinador: Thiago Oliveira 
Auxiliar de Futebol: Tiago Feydit 
Auxiliar técnico: Juninho Madeira 
Preparador físico: Caldiron 
Preparador de goleiros: Glaucio 
Analista/Auxiliar: Michel Horn 
Fisioterapeuta: Jeferson 
Massagista: Nilson 
Médicos: Dr Nilo dos Reis, Dr. Otávio Sia