Ex-Atlético e América, Tchô anunciou a aposentadoria do futebol neste domingo (8/1), aos 35 anos. Natural de Belo Horizonte, o ex-jogador surgiu no Galo como uma promessa das categorias de base, mas não atingiu o potencial esperado.
Nas redes sociais, o jogador publicou um vídeo em que agradece os momentos vividos dentro de campo, as oportunidades e a 'carreira vitoriosa'. Ele aparece ao lado de camisas dos clubes que defendeu. Veja:
"Estou aqui para anunciar o fim de mais um ciclo, maravilhoso e vencedor. Sou muito grato a Deus. É uma alegria imensa ter alcançado todos esses objetivos, ter feito tantas amizades, conseguido títulos, vitórias e derrotas, obviamente. Mas considero uma carreira vitoriosa, de sucesso. Chego ao fim de carreira, mas nossa vida é assim, quando se fecha um ciclo, abre outro", iniciou.
"Sou muito feliz por tudo que consegui, por tudo que Deus me proporcionou, tantos lugares e pessoas conhecidas, emoções vividas. Estou aqui para dar graças a Deus por isso e dizer que me sinto vitorioso por ter conquistado tudo isso e jogado em grandes equipes. Obrigado ao futebol e a todos que torcem por mim. Vamos para outro ciclo", completou.
Ao todo, foram 84 partidas e seis gols marcados com a camisa alvinegra entre 2005 e 2009. O ex-meia foi campeão da Série B do Campeonato Brasileiro, em 2006, e do Campeonato Mineiro, em 2007.
Nas seleções de base, o ex-armador também era figura constante. Em 21 partidas, ele balançou as redes 10 vezes e foi campeão do Sul-Americano Sub-20, em 2007.
O ex-atleta, no entanto, não se firmou no Galo. Em 2008, sofreu uma grave lesão que atrapalhou sua evolução. No fim de 2009, Tchô e Atlético chegaram a um acordo para a rescisão contratual.
O meio-campista fechou com o Marítimo, de Portugal, clube que defendeu entre 2009 e 2011, ano em que retornou ao futebol brasileiro para atuar pelo Guaratinguetá-SP.
Outros clubes mineiros
O retorno a Belo Horizonte ocorreu em 2014, quando acertou com o América. Naquele ano, Tchô disputou 28 jogos e marcou nove gols pelo Coelho. Em Minas Gerais, ele ainda defendeu o Boa Esporte (2016), o Villa Nova (2013 e 2017) e o Ipatinga (2020 e 2022), seu último clube.
No ano passado, o ex-meia ajudou a equipe do Vale do Aço a conquistar o acesso ao Módulo I do Mineiro. Foram três gols em nove jogos na temporada.
Saiba mais