O novo modelo do Campeonato Mineiro de 2023 foi decidido nesta segunda-feira (24/10), após reunião da Federação Mineira de Futebol (FMF) com os dirigentes dos 12 clubes do Módulo I. O gerente de futebol do Athletic, Fábio Mineiro, elogiou o formato que será implantado na competição e falou sobre a presença da torcida nos jogos no interior.
O Estadual foi dividido em três grupos, sendo que os times vão enfrentar adversários dos demais grupos em oito rodadas na primeira fase. Ao fim, avançarão às semifinais os três líderes das chaves e o melhor segundo colocado geral. O Athletic está no Grupo A, com Atlético, Villa Nova e Pouso Alegre.
Para Fábio Mineiro, a nova configuração pode beneficiar os clubes que têm um planejamento mais organizado.
"Acho que foi muito importante (a mudança). Você expande o campeonato e valoriza o torneio. Aumentou a competitividade. Dá uma sequência para os clubes mais organizados. Apesar de diminuir os jogos, aumenta a responsabilidade e quem se planeja ou tem um investimento maior pode se sobressair", disse o dirigente.
O gerente de futebol da equipe de São João del-Rei também falou sobre a presença da torcida no interior, que será um ponto positivo do novo formato.
"Jogar no seu estádio e ter uma torcida de um nível local maior. Que isso possa abranger todos os clubes que chegarem a essa competição", comentou.
Expectativas
No Mineiro de 2022, o Athletic chegou à semifinal (caiu para o Cruzeiro) e sagrou-se campeão do Interior. Segundo Fábio Mineiro, o planejamento do clube para o ano de 2023 visa repetir o bom desempenho. A edição de 2023 começará dia 21 de janeiro.
"A gente espera que seja um ano muito importante para o Athletic. O clube vem numa crescente e reformulação do departamento profissional. Espero que a gente possa ter o êxito que tivemos em 2022", declarou Fábio.
A entidade já anunciou o retorno do técnico Roger Silva para comandar a equipe no Mineiro de 2023. Além do Estadual, a equipe também disputará a Copa do Brasil e a Série D.
Possibilidade na Sul-Minas
A nova fórmula do campeonato também se adequa a volta da Copa Sul-Minas para 2024. Caso o Athletic fique entre os quatro melhores, disputará a Copa.
A Sul-Minas conta com clubes de Minas Gerais, do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Para Fábio Mineiro, a disputa desse torneio antecipa confrontos com clubes que estão em divisões que o Athletic almeja atingir, como Série A e Série B.
"Será muito importante para a sequência de todos os clubes do estado de Minas Gerais. O Athletic almeja chegar a Série B do Campeonato Brasieiro, ou quem sabe Série A. Então, essa disputa antecipa os duelos com grandes clubes de outros estados", finalizou o diretor.