Antes mesmo de entrar em campo pela primeira partida da semifinal do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão (equivalente à Terceira Divisão do Estadual), contra o Coimbra B, nesta sexta-feira (21/10), o Itabirito já pode comemorar a classificação para o Módulo II de 2023. A vaga foi confirmada nesta quinta-feira (20) pela Federação Mineira de Futebol (FMF).
Segundo documento da FMF, como o Coimbra está jogando a Segunda Divisão com seu time B, não poderia subir, pois o Módulo II já conta com a equipe principal do clube de Contagem - foi uma das rebaixadas da edição de 2022 da Primeira Divisão do Mineiro.
Mesmo se for eliminado na semifinal pelo Coimbra B, o Itabirito está assegurado no Módulo II, pois teve a melhor campanha da fase de grupos, o que o coloca na terceira colocação geral da competição.
A Segunda Divisão não tem disputa de terceiro lugar. Os finalistas garantem vaga no Módulo II do Mineiro.
Parecer do Coimbra B
Segundo a assessoria do Coimbra, o clube já tinha ciência da impossibilidade de acesso do Coimbra B antes mesmo de a temporada começar.
"O objetivo do Coimbra na competição é dar rodagem aos jovens atletas profissionais que temos. A definição por jogar a competição já havia acontecido mesmo antes de terminarmos nossa participação no Módulo II, em que infelizmente fomos rebaixados.", informou, via assessoria.
Nesta sexta-feira, Coimbra e Itabirito se enfrentam no Estádio Flávio Guimarães em Contagem, às 14h30, pelo primeiro jogo da semifinal. Apesar de não poder subir, o Coimbra B segue na disputa pelo título do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão. O jogo decisivo será no dia 29 de outubro, às 15h, na Arena Vera Cruz, em Betim
Na outra chave, Valeriodoce e North Esporte iniciam a disputa pela última vaga para o Módulo II do Mineiro de 2023 no domingo (23/10), às 10h30, no Estádio Israel Pinheiro, em Itabira. O jogo decisivo também será no dia 29 de outubro, às 15h, no Estádio José Maria Melo, em Montes Claros.