A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta terça-feira (30/8) o áudio do VAR no empate por 1 a 1 entre América e Atlético, no último domingo, pela 24ª rodada da Série A.
Uma das jogadas revisadas pelo VAR durante o clássico foi o pênalti marcado a favor do Coelho ainda no primeiro tempo, quando as equipes já haviam marcado seus gols. No lance, após uma cobrança de escanteio, Ricardo Silva cabeceou a bola, que bateu no braço do zagueiro atleticano Réver.
Inicialmente, o juiz Ricardo Abatti mandou o jogo seguir, mas foi acionado pelo árbitro de vídeo para analisar o lance novamente no monitor. Após a checagem no VAR, ele interpretou o toque de Réver como "ação de bloqueio" e assinalou a falta.
"Ele está fazendo ação de bloqueio, o braço aberto, e a bola toca nele. Tiro penal sem cartão, porque a bola não vai em direção ao gol", disse Abatti ao árbitro de vídeo na ocasião.
Apesar da marcação, o América desperdiçou a oportunidade de ampliar o placar. O goleiro Everson defendeu o pênalti cobrado pelo atacante Henrique Almeida, que já havia marcado na partida.