América venceu o Atlético no Independência, com mando do rival (Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A.Press)


O América voltou a vencer o Atlético após seis anos e 21 clássicos disputados. Com gols de Iago Maidana e Raúl Cáceres, o Coelho bateu o Galo por 2 a 1 neste sábado (7), no Independência (com mando alvinegro), em Belo Horizonte, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. 



Dugout

 
Neste período, foram 15 triunfos atleticanos e seis empates, com 37 gols dos alvinegros e 10 dos americanos. As partidas foram válidas pela Série A, pelo Campeonato Mineiro e pela Copa Libertadores. 
 
A última vitória do América sobre o Atlético havia sido em 1° de maio de 2016, quando o lateral-esquerdo Danilo Barcelos marcou duas vezes para selar o triunfo alviverde por 2 a 1 no primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro daquele ano. 
 
O Coelho viria a se sagrar campeão estadual pela última vez naquele ano, com empate em 1 a 1 no duelo decisivo.
 
Na história do confronto, no entanto, o Atlético ainda tem ampla vantagem. Na contagem do Alvinegro, são 418 jogos, com 209 vitórias, 105 empates e 104 derrotas. Já no histórico do América, são 429 partidas e 115 triunfos do Coelho, além de 106 empates e 208 derrotas.



 
Além da quebra de tabu, o resultado colocou o América na vice-liderança provisória do Campeonato Brasileiro, com nove pontos, mesma pontuação do Corinthians, que lidera por ter dois gols a mais de saldo.