Desde o retorno do público a estádios de futebol, por exemplo, em agosto de 2021, teste negativo ou vacinação contra a COVID-19 eram itens obrigatórios aos torcedores (Foto: Marcos Vieira/EM/DA Press )

Secretária de Saúde de Belo Horizonte, Cláudia Navarro afirmou nesta quarta-feira (27) que a apresentação do comprovante de vacinação contra a COVID-19 ou de teste negativo para o novo coronavírus não será mais obrigatória para torcedores em eventos esportivos. A medida passa a valer nesta quinta-feira.




Outra alteração relativa aos protocolos da Prefeitura de BH diz respeito ao uso de máscara de proteção em locais fechados. A partir desta quinta, a utilização será obrigatória somente em transportes coletivos e escolares e em ambientes hospitalares, quebrando uma sequência de dois anos e um mês com uso obrigatório do equipamento por conta da pandemia de COVID-19 em ambientes internos.

Ao afirmar sobre a atenção da Prefeitura de BH com eventos esportivos e culturais, Cláudia Navarro salientou que a situação será monitorada constantemente.

"Os protocolos, toda epidemiologia analisada, pelo nível técnico, isso não é uma decisão política, é uma decisão técnica epidemiológica e a própria equipe técnica não está esperando um aumento de contaminação. Mas isso vai ter que ser observado. Inclusive, nesses eventos, não faremos mais a obrigatoriedade de apresentar cartão de vacina ou teste", disse, em entrevista coletiva.




Desde 4 de março de 2022 o uso de máscara em ambientes abertos é facultativo em BH. Agora, fica a expectativa quanto ao novo protocolo e seu devido funcionamento em Belo Horizonte.

O próximo evento de expressão em BH com as novas medidas será no sábado, às 16h30. Na ocasião, no Independência, o América recebe o Athletico-PR, pela quarta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.