Rafael, Leo, Tardelli e Henrique estão na lista dos maiores vencedores no século (Foto: Divulgação/Atlético e Divulgação/Cruzeiro)

Atlético e Cruzeiro dominam o Campeonato Mineiro neste século. Das 21 edições disputadas até então, a Raposa venceu nove, enquanto o Galo levantou a taça em oito oportunidades. Neste período, alguns jogadores se tornaram especialistas em conquistar o Estadual de Minas Gerais. Os goleiros Rafael, Fábio e Victor, além do zagueiro Leonardo Silva e do volante Henrique, são os maiores vencedores nos últimos anos. 



Rafael, hoje no Atlético, é o recordista em títulos do Campeonato Mineiro neste século. Neste sábado, ele poderá chegar à nona conquista na carreira, se isolando ainda mais na liderança. O goleiro soma oito títulos até então. Os seis primeiros foram no Cruzeiro, quando era reserva de Fábio. Ele foi campeão em 2008, 2009, 2011, 2014, 2018 e 2019. O jogador atuou em partidas das campanhas de 11, 18 e 19.

No Atlético, Rafael conquistou a taça mais duas vezes. Em 2020, era titular da equipe. Em 2021, foi reserva de Everson e sofreu uma grave lesão no ombro em uma das poucas oportunidades na competição. Já neste ano, Rafael jogou seis das 13 partidas do Atlético no Campeonato Mineiro, incluindo o duelo de volta da semifinal contra a Caldense.

Quem está mais próximo de Rafael na lista já não joga mais o Campeonato Mineiro. Fábio, goleiro histórico do Cruzeiro, conquistou o Estadual sete vezes na carreira: 2006, 2008, 2009, 2011, 2014, 2018 e 2019. Neste ano, ele deixou o clube celeste e assinou com o Fluminense, onde pode levantar a taça do Campeonato Carioca.




Completam o top 5 o volante Henrique, o ex-zagueiro Leonardo Silva e o ex-goleiro Victor. Veja a lista dos maiores vencedores abaixo.

Atlético e Cruzeiro disputam neste sábado, às 16h30, no Mineirão, a grande decisão do Campeonato Mineiro. A final, em jogo único, é sem vantagem para qualquer um dos lados. Em caso de empate, a taça será disputada nos pênaltis.