Eliminados da semifinal do Campeonato Mineiro, Athletic e Caldense disputarão o título do interior desta temporada. O troféu será decidido em jogos de ida e volta, conforme prevê a Federação Mineira de Futebol (FMF) no regulamento específico do Estadual.
A primeira partida, com mando da Veterana, será na próxima quarta-feira (30), às 20h, no estádio Ronaldão, em Poços de Caldas. Já o derradeiro duelo será realizado no domingo (3 de abril), às 11h, no estádio Joaquim Portugal, em São João del-Rei.
No domingo (3), Democrata e Tombense também se enfrentarão no estádio Mamudão, em Governador Valadares, pela decisão do Troféu Inconfidência. O horário ainda não está definido.
Por ter terminado a primeira fase do Mineiro mais bem colocado na tabela de classificação, o Esquadrão de Aço conquistou o direito de decidir o título do interior em casa. A equipe alvinegra fez 25 pontos e terminou na segunda posição, atrás apenas do líder Atlético (28).
A Veterana, por sua vez, somou 18 pontos em 11 rodadas e ficou na quarta colocação. O clube fez quatro pontos a menos que o Cruzeiro, terceiro na tabela.
Semifinais
Com a excelente campanha na etapa inicial do Mineiro, o Athletic se classificou à semifinal pela primeira vez em sua história. O clube enfrentou o Cruzeiro em duas ocasiões, mas teve êxito em nenhuma delas.
O Esquadrão foi derrotado por 2 a 0 no estádio Mineirão, em Belo Horizonte, no duelo de ida com mando da Raposa. Sendo assim, precisaria vencer o adversário por, no mínimo, dois gols de diferença na partida de volta para avançar à final.
No confronto de volta também no Gigante da Pampulha, o clube celeste triunfou novamente, mas dessa vez por 2 a 1, e eliminou os mandantes.
Já a Caldense não foi párea para o Atlético. O Galo venceu o jogo de ida por 2 a 0, com dois gols do atacante Hulk, artilheiro do Estadual, com oito gols.
Precisando triunfar por três gols de diferença na partida de volta, o clube de Poços de Caldas sofreu outra derrota. O Alvinegro goleou por 3 a 0 no Mineirão.