Villa Nova venceu o Democrata por 2 a 1 no jogo de ida no estádio Mamudão, em Governador Valadares (Foto: Henrique Chendes/Villa Nova)

Em vantagem no placar agregado, o Villa Nova receberá o Democrata-GV neste domingo (27), às 16h, no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, pelo jogo de volta da semifinal do Troféu Inconfidência. Os dois clubes prometem travar um grande duelo, já que o campeão do torneio pode conquistar uma vaga para a Série D do Brasileirão e para a Copa do Brasil de 2023, caso Minas Gerais tenha direito a uma sexta vaga no mata-mata nacional.



 
 
Na partida de ida, o Villa Nova foi persistente, lutou a até o fim e largou em vantagem no somatório dos confrontos da semifinal do torneio adjacente ao Campeonato Mineiro. Na última quarta-feira (23), o Leão do Bonfim venceu o Democrata por 2 a 1 no estádio Mamudão, em Governador Valadares.
 
Com o triunfo fora de casa, o Villa ficou em uma posição muito confortável para avançar à finalíssima do certame. Se perder por até um gol de diferença ainda estará classificado. Isso porque a equipe tem a vantagem de jogar por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols.
 
O Tombense já está classificado para a decisão. O Gavião-Carcará avançou após o empate por 1 a 1 com o América nesse sábado (26), no Castor Cifuentes, pelo jogo de volta da outra semifinal.



 
O clube de Tombos tinha vencido o jogo de ida por 3 a 1, disputado no estádio Soares de Azevedo, em Muriaé, na última quarta-feira (23), e por isso se classificou.
 
A final acontece em jogo único, no mesmo final de semana da final do Estadual, mas em data e horário distintos. Em caso de empate, a decisão será feita nos pênaltis. Caso Minas Gerais tenha direito a uma 6ª vaga para a Copa do Brasil de 2023, esta será designada para o campeão do Troféu Inconfidência.
 

Vaga na Série D e Copa do Brasil

 
O Troféu Inconfidência foi criado em 2020 com o intuito de dar a oportunidade para os clubes do interior terem mais jogos na temporada e disputarem uma taça. Além de conquistar um título, o vencedor do certame garante vaga na Série D do Campeonato Brasileiro do próximo ano.



 
Essa condição vale apenas para Democrata e Villa, que ainda não possuem divisão nacional.
 
Além disso, caso Minas Gerais tenha direito a uma sexta vaga para a Copa do Brasil de 2023, esta será designada para um dos finalistas do Troféu Inconfidência.
 

VILLA NOVA X DEMOCRATA

 
Villa Nova
 
Glaycon; Danilo Belão, Kadu (Diego Landis), Gabriel Furtado e Lucas Hipólito; Leandro Salino, Gustavo Crecci, Bruno e Pablo; Renan Mota e Thiago Mosquito.
Técnico: Cícero Júnior.
 
Democrata
 
Lucão; Mateus Pivô, Gabriel Marques, Rafael (Matheus Carioca) e Júlio Lima (Weslley); Vinícius, Thomás (Gabriel Ferreira), Thiaguinho; Marcelinho, Pedrinho e Chico.



Técnico: Paulo Schardong.
 
Motivo: Jogo de volta da semifinal do Troféu Inconfidência
Data e horário: domingo, 27 de março de 2022, às 16h
Local: Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima
 
Árbitro: Antônio Márcio Teixeira da Silva
Assistentes: Luiz Antônio Barbosa e Samuel Henrique Soares Silva
Transmissão: Superesportes