Multicampeão, Atlético se valorizou em 2021; Cruzeiro, em reconstrução, caiu no ranking (Foto: Montagem com imagens de Pedro Souza/Atlético e Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

 
Um estudo realizado pela Sports Value, empresa especializada em marketing esportivo, elencou os clubes mais valiosos do Brasil no último ano. Multicampeão em 2021, o Atlético teve valorização de 16% e subiu do 7° para o 4° lugar. O Cruzeiro, por sua vez, sofreu desvalorização de 24% e caiu do 12° para o 13° lugar. Veja, a seguir, o ranking completo.



 
 
Em alta após a permanência na elite do Campeonato Brasileiro e a conquista de uma vaga na Copa Libertadores, o América se valorizou. Com impressionantes 26% de ganho percentual no valuation da marca, o Coelho subiu da 19ª para a 16ª posição no ranking.
 
Os números do levantamento representam 100% dos valores dos clubes, sem desconto de dívidas. Esta análise já leva em consideração os efeitos negativos da pandemia de COVID-19 nos valores das marcas dos times, além do impacto da valorização do euro nos elencos.
 
Dazn
 
 
Sócio diretor da Sports Value, Amir Somoggi explicou alguns dos critérios para a realização do estudo. Ele avalia que clubes que detém ativos modernos valem mais, além da diferença gerada pelo controle destes ativos próprios.



 
"O Palmeiras tem muito menos torcida que o Flamengo e está cada vez mais perto no ranking. O Corinthians perdeu espaço para o Palmeiras, que hoje está consolidado como segunda força. Ou o São Paulo, que tem um estádio obsoleto e vale menos do que o Athletico-PR, que tem um estádio moderníssimo", pontuou.
 
 
 
"O investidor olha para o centro de treinamento, estádio e marca. Mas, se você comparar a marca do Athletico-PR e a do RB, estas são insignificantes na comparação com o São Paulo, o Grêmio e o Flamengo. A diferença está na gestão de ativos", explicou Somoggi.
 
Mesmo com as perdas de receitas pela COVID-19, o top-30 de times brasileiros manteve o valor conjunto de 25 bilhões de reais - o mesmo de 2020. Muito disso se deve ao câmbio e à valorização de alguns times em específico, como o Atlético.



 
Dazn
 
 
"Surpreendentemente, mesmo que os times perderam mais de um bilhão de reais em receita, ainda assim, com a queda no valor das marcas, com a valorização dos elencos como o Atlético, RB Bragantino, Flamengo, há uma valorização em euro que acabou impactando na valorização", justificou Somoggi.
 
No ranking de valuation, vários fatores são levados em consideração. Mesmo com torcidas menores e menor valor de marca, ter um estádio, um centro de treinamento, elenco valioso, além de propriedades como shopping e outras estruturas representa fator de peso na avaliação final.
 
Dugout