Gustavo Martins comemora o gol que deu a vitória do Grêmio em Salvador (Foto: Lucas Uebel)

Quando o Grêmio contratou Luis Suárez, a torcida se animou pela possibilidade de ter uma boa campanha no Brasileirão de 2023. Mas provavelmente nem o mais otimista entre os tricolores poderia esperar que o time estivesse tão bem.




Após vencer o Bahia por 2 a 1 neste sábado (1º), em Salvador, o Grêmio garantiu que termina 13ª rodada do campeonato na segunda posição, com 26 pontos. A campanha é tão surpreendente que é bem melhor do que o início do clube na Série B de 2022.

Se em 13 rodadas da Série A neste ano o Grêmio acumulou 26 pontos, o time somou cinco pontos a menos no mesmo período jogando a segunda divisão no ano anterior. O ganho de pontos é suficiente para estar em segundo e não em quarto.
 
 

São oito vitórias contra cinco e dois empates contra seis. Porém, na coluna de derrotas, o time de 2022 leva a melhor: são duas em 2023 e três no ano passado. Mas esse ponto é facilmente explicável, já que os adversários da Série A são melhores em sua grande maioria.




Talvez a estatística que chame mais atenção seja no ataque. O time liderado por Luis Suárez marcou 24 gols contra 11 gols da equipe da última temporada, quase chegando a dois gols por jogo enquanto o time de 2022 fazia menos de um gol por partida.

São apenas três jogos em 2023 sem fazer gols, quatro a menos que no mesmo período em 2022. Cinco deles foram em empates em 0 a 0.

Claro que os números ofensivos melhorariam com a chegada de Suárez, mas também é importante notar o crescimento de Bitello, com três gols e forte participação na criação, e a maior efetividade de Cristaldo (quatro gols) e Villasanti (três gols e duas assistências no torneio).

Agora o Grêmio volta suas atenções para a Copa do Brasil, onde enfrenta novamente o Bahia na próxima terça-feira (4), às 20h, em Salvador, em jogo de ida das quartas de final da competição nacional.
 
Veja os melhores momentos de Bahia 1 x 2 Grêmio:
 
 
Dugout