Jogadores do Grêmio comemoram vitória de virada sobre o São Paulo na última rodada (Foto: IconSport)

 

Grêmio entra em campo neste domingo (11) para enfrentar o Flamengo, no Maracanã, às 18h30 (horário de Brasília). O jogo válido pela décima rodada do Brasileirão é fundamental para o time do técnico Renato Gaúcho, que tem seu melhor início de campanha desde 2017.




 

Além de enfrentar um adversário direto na briga pelas primeiras posições do Brasileirão, a equipe tricolor pode terminar a rodada como vice-líder, no caso de vitória no Maracanã e derrota do Palmeiras no clássico com o São Paulo, no Morumbi, também neste domingo, às 16h (horário de Brasília). 

 

Dugout
 

 

Vale lembrar que o Grêmio busca um título do Brasileirão há quase três décadas. A última conquista no campeonato aconteceu em 1996, há 27 anos, portanto. 

 
Grêmio tem melhor campanha desde 2017 

 

 

 

Em 2017, o Grêmio somou 22 pontos nas primeiras nove rodadas do Brasileirão.  O time atual, também treinado por Renato Gaúcho, tem 17. Desde então, o melhor desempenho gremista aconteceu em 2018, também com o treinador. Na ocasião, a equipe obteve 16 pontos em nove partidas.




 

Porém, nessas duas temporadas, o Grêmio deu preferência, muitas vezes, à disputa da Libertadores. Em 2017, deu certo: o time levantou a taça da Libertadores pela terceira vez. Em 2018, chegou às semifinais, assim como em 2019, ano em que somou 11 pontos nas primeiras nove rodadas do Brasileirão.

 

Em 2020, a campanha no começo do campeonato nacional também foi boa: 14 pontos. Mas, novamente, a disputa da competição continental fez o time perder o fôlego. Naquela edição da Libertadores, ainda com Renato, o Grêmio foi elimnado pelo Santos nas quartas de final.

 

Campanhas o Grêmio após nove rodadas

 

2017: 22 pontos (2º colocado)

2018: 16 pontos (3º colocado)

2019: 11 pontos (11º colocado)

2020: 14 pontos (8º colocado)

2021: 6 pontos (18º colocado)

2023: 17 pontos (4º colocado)

 

Grêmio tem calendário mais tranquilo 

 

Fora das disputas da Libertadores e da Sul-Americana, o Grêmio tem um calendário mais tranquilo em relação às temporadas anteriores. A equipe de Renato, agora, disputa apenas a Copa do Brasil de forma simultânea com o Brasileirão.




 

Dono de cinco títulos da compatição de mata-mata, o Grêmio conseguiu uma vaga nas quartas de final depois de eliminar o Cruzeiro. O adversário da vez será o Bahia. 

 

Antes, a equipe tricolor faz mais três jogos pelo Brasileirão: os dois primeiros em casa, contra América-MG (dia 22) e Coritiba (dia 25). Em seguida, coincidentemente, enfrenta o Bahia em Salvador, pela 13ª rodada do Brasileirão, no dia 1º de julho.