- Exibição de gala e um futebol redondo.
Foi assim que Renato Portaluppi definiu a vitória do Grêmio sobre o Internacional por 3 a 1 neste domingo (21), em jogo válido pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro.
Foi a segunda vitória do tricolor contra o rival no ano, ambas com Renato no comando. E se o retrospecto como atleta já era bom, o lendário camisa 7 tem entrado ainda mais para a história do confronto como técnico.
Com a vitória deste domingo, Renato chegou a 12 vitórias em 28 clássicos na casamata gremista, com 12 empates e quatro derrotas. Os números refletem em 57% de aproveitamento, uma excelente marca para um clássico tão disputado. São 34 gols marcados e 22 sofridos nos confrontos.
Renato conquistou a 12ª vitória no clássico mudando o esquema habitual do Grêmio, escalando três zagueiros - Bruno Uvini, Bruno Alves e Kannemann - tentando liberar mais os laterais e os meias para apoiar Luis Suárez. E a estratégia deu certo. Dois gols em bolas roubadas no campo de ataque e o terceiro em contra-ataque puxado pelo uruguaio quando o time estava com dez jogadores após a expulsão de Kannemann.
- Hoje sempre que perdíamos a bola, a gente pressionava, fizemos um ou dois gols assim. Mudamos o esquema e acho que fomos bem, aproveitamos as oportunidades no terço final do campo. Precisávamos de uma vitória para dar mais confiança para o grupo, foi muito importante - explicou o técnico após a vitória.
Foi a primeira vitória após quatro jogos sem vencer - três empates e uma derrota - e justamente em um clássico, o que dá um gás necessário para a sequência, que envolve um confronto complicado contra o Cruzeiro em jogo de volta das oitavas da Copa do Brasil no dia 31 de maio, em Belo Horizonte.
Antes, o Grêmio viaja até Curitiba, onde enfrenta o Atlhetico-PR no próximo sábado (27), às 16h (horário de Brasília).