O Grêmio tem três opções para a possível vaga de Vina. Nathan, Galdino e Zinho são as alternativas e oferecem características diferentes ao time. O titular é dúvida para o clássico Gre-Nal após ficar gripado e relatar desgaste físico.
O treinamento neste sábado, às 10h, no CT Luiz Carvalho, vai encaminhar a escalação do Grêmio para o Gre-Nal deste domingo, na Arena. Se tiver condições, Vina vai iniciar a partida como titular. O último trabalho será determinante.
Renato conversou em particular no treinamento de sexta-feira com o meia-atacante Nathan. O jogador é o favorito para a possível vaga. Presente nos últimos jogos, entrando na segunda etapa na maioria deles, o camisa 7 tem agradado a comissão técnica.
Galdino e Zinho correm por fora na disputa, mas também são possibilidades. Galdino vive boa fase enquanto Zinho tem característica rara no elenco.
Fatores positivos e negativos das opções
Nathan
Nathan tem se destacado pela qualidade nas finalizações e nos passes. O jogador tem média de 29 minutos por jogo, ainda não marcou gol, mas tem sido participativo, tocando na bola cerca de 21 vezes por oportunidade. A opção pelo jogador daria manutenção da posse de bola ao Grêmio.
Pesa contra ele a baixa intensidade e o pouco poder de marcação, que são exigências de Renato para a posição.
Galdino
Galdino tem chamado atenção positivamente nas últimas partidas. O atleta tem sido participativo e tem marcado gols nas últimas oportunidades que recebeu.
São 19 partidas com a camisa do Grêmio, com cinco gols marcados. Foram dois no Gauchão, dois no Brasileirão e um na Copa do Brasil.
O jogador chegou a ser vaiado em alguns jogos pelos torcedores, mas virou o jogo com os recentes gols marcados e tem sido aplaudido na Arena.
Acostumado a atuar pelas beiradas, Galdino está adaptado a fazer o trabalho de recomposição para marcar as subidas dos laterais adversários. Já atuava desta maneira no Tombense, seu ex-clube.
Zinho
Zinho é quem oferece aquilo que o técnico Renato Portaluppi tanto tem solicitado. É o único atacante disponível do elenco com características de velocidade e drible.
O jovem de 20 anos, promovido ao profissional nesta temporada, atuou 15 vezes com a camisa do Grêmio. Contra o Red Bull Bragantino, foi o responsável por puxar um contra-ataque em velocidade, com drible e dar assistência para o gol de Galdino.
Contra ele, a falta de experiência e a oscilação de desempenho apresentada nos últimos jogos que atuou.
Grêmio e Inter se enfrentam neste domingo, às 18h30, na Arena, pela sétima rodada do Brasileirão.