O Grêmio vai buscar contratações para reforçar o elenco. Jogadores com característica de velocidade são prioridades. A diretoria alerta para problema financeiro grave, mas garante que não será impeditivo para chegadas. Janela ainda vai demorar a abrir.
A confiança após o título gaúcho se transformou em preocupação. Após um início instável de Campeonato Brasileiro, o Grêmio mudou o conceito e passou a rever as necessidades do elenco.
O técnico Renato Portaluppi tem solicitado com veemência a chegada de jogadores com velocidade. A direção, embora tenha achado exagerado o tom, concorda com o treinador.
A necessidade foi gerada por uma série de fatores. Entre eles, insucesso na negociação por Michael, lesão grave de Ferreira, resposta negativa de Gustavinho e encaixe da equipe com meias pelas beiradas.
Renato pediu a contratação de Michael no início da temporada para a direção, que fez inúmeras tentativas, mas a dificuldade financeira impediu o sucesso na negociação. Outros atletas, posteriormente, foram sondados, mas sem evolução.
O Grêmio iniciou a temporada apostando em Ferreira. O atacante era tido como a principal peça de velocidade e drible do elenco gremista, mas acabou se lesionando no final de março e deve retornar somente em junho.
Existia expectativa que o jovem Gustavinho, contratado junto ao América-MG, pudesse dar resposta positiva no setor. As atuações não agradaram e o jogador acabou perdendo espaço.
Zinho, no momento, é o único no elenco que atende ao pedido do treinador, mas o entendimento da comissão técnica é que o jovem ainda precisa ser mais bem lapidado.
Internamente, o encaixe com meias pelos lados e o sistema de controle de bola, agradou e foi comemorado ao término do estadual. Porém, os desfalques acabaram contribuindo para que o time se desorganizasse e encontrasse dificuldades.
Problema financeiro
A direção gremista tem relatado problemas financeiros. Segundo o presidente Alberto Guerra e os dirigentes, a nova gestão foi surpreendida pouco dinheiro em caixa.
Paulo Caleffi, vice-presidente de futebol, em entrevista coletiva após o empate com o Fortaleza, fez questão de salientar o desejo por reforços, mas destacou a dificuldade:
- Temos uma limitação financeira. Sabemos das necessidades do clube, mas o presidente Guerra encontrou uma situação que poucas vezes o Grêmio passou. – disse o dirigente na zona mista da Arena.
Apesar disso, a direção garante que vai conseguir fazer contratações. Renato espera pelo menos dois atacantes. Outras posições também são analisadas, mas não são externadas pela diretoria.
Alvos
Recentemente, em entrevista exclusiva ao canal do jornalista Chico Garcia no YouTube, o técnico Renato Portaluppi voltou a destacar nomes que já haviam sido noticiados. Michael, Rodrigo Muniz e Moisés foram os citados pelo treinador.
Michael e Rodrigo Muniz, por estarem no futebol do exterior, seguem como possibilidades.
Moisés e outros jogadores que atuam no Brasil ficarão impedidos de disputar o Brasileirão por outros clubes depois que atuarem em sete jogos ou mais na competição.
Janela de transferências
Renato ainda vai precisar se virar com as peças que tem por um período significativo. A segunda janela de transferências da temporada abrirá somente no dia 3 de julho. O fechamento será no dia 2 de agosto.