O departamento médico do Grêmio começa a esvaziar. Com isso, o técnico Renato Portaluppi passa a ter o retorno de jogadores importantes e uma equipe próxima da considerada ideal. Contra o Fortaleza, uma troca de ordem técnica no ataque é cogitada.
Na entrevista coletiva logo após o título do Gauchão, o treinador gremista elogiou o seu grupo de jogadores, afirmando entender que o Grêmio não devia qualidade para os grandes clubes do futebol brasileiro.
Após sofrer com desfalques, o treinador viu o desempenho do time cair, esbravejou com a equipe e pediu publicamente contratações a direção.
Na partida contra o Palmeiras, na última rodada do Brasileirão, o Grêmio teve Reinaldo, Villasanti e Carballo, três jogadores que estavam retornando após período de recuperação.
Para o jogo deste domingo, contra o Fortaleza, o treinador gremista recebe mais um titular. Recuperado há pelo menos uma semana, Pepê está treinando normalmente e está à disposição. A tendência é que o volante comece no banco de reservas.
O time vai voltar a jogar no esquema tático que foi utilizado na maior parte da temporada, com apenas dois zagueiros. Assim, Bruno Uvini vai para a reserva e Suárez, preservado no meio de semana, volta ao comando de ataque.
Renato tem reclamado publicamente da falta de velocidade da sua equipe. Para ter um jogador com essa caraterística na parte ofensiva, o treinador pode promover a entrada do jovem Zinho no lugar de Vina. Galdino também é opção.
A lateral-direita vai seguir desfalcada por mais alguns jogos. Fábio e João se recuperam de lesão no tornozelo e lesão muscular, respectivamente. Thomas Luciano ganhará sequência no time.
Além dos dois laterais, o Grêmio ainda aguarda o retorno de outros lesionados que estão em recuperação. Caso de Geromel, Ferreira, Diego Souza e Jhonata Robert.