O Grêmio tenta se reorganizar após dois jogos sem vitória e com atuações que desagradaram. O clube vê pela frente a sequência de três jogos com um motivo para comemorar e outro para lamentar.
No próximo domingo, às 16h (de Brasília), o Grêmio vai enfrentar o Fortaleza, na Arena, pelo Brasileirão. As outras duas partidas serão contra Cruzeiro, pela Copa do Brasil, e Internacional, novamente pelo Brasileirão.
Precisando voltar a vencer, o clube analisa o fator Arena como positivo e valoriza nos bastidores poder estar em frente ao seu torcedor para buscar a recuperação na temporada.
As mudanças realizadas pela nova diretoria, principalmente a contratação do atacante uruguaio Suárez, fizeram crescer o apoio da torcida na casa gremista. A média de público por partida na Arena gira em torno de 30 mil torcedores na temporada.
Foram 12 jogos como mandante em 2023, com dez vitórias, dois empates e nenhuma derrota. Os números positivos levam confiança ao Grêmio.
Nível dos adversários é motivo de preocupação
Apesar de analisar positivamente o fato de jogar em casa, existe preocupação com a dificuldade das partidas. O Fortaleza está invicto há 12 jogos e trabalha com o mesmo treinador e a mesma base de elenco das últimas temporadas.
Já o confronto com o Cruzeiro será decisivo. O Grêmio espera abrir vantagem para confirmar a classificação para as quartas de final fora de casa. O histórico recente das duas equipes não é positivo para o tricolor.
Por fim, o clássico Gre-Nal sempre é encarado como um campeonato à parte, que pode ser motivo de confiança extrema, em caso de vitória, ou início de crise, em caso de derrota.
O elenco gremista ainda terá duas atividades no CT Luiz Carvalho antes do primeiro compromisso da série de jogos na Arena.