Abel Ferreira e Renato Portaluppi já se enfrentaram cinco vezes nos últimos anos (Foto: Marcello Zambrana/AGIF)

 

Renato Portaluppi reencontrará um algoz recente nesta quarta-feira (10), no duelo entre Palmeiras e Grêmio, no Allianz Parque, às 21h30 (horário de Brasília). Do outro lado estará Abel Ferreira, técnico português que impôs duas derrotas recentes ao comandante do Grêmio. 




 

Durante o ano de 2021, Renato e Abel mediram forças em duas importantes decisões. Primeiro, na final da Copa do Brasil de 2020, com vitória do Palmeiras sobre o Grêmio nos dois jogos do mata-mata. Em novembro daquele ano, O Palmeiras de Abel voltou a bater um time de Renato, dessa vez na final da Libertadores: o time paulista venceu o Flamengo por 2 a 1 em Montevidéu. 

 

O confronto direto de jogos também mostra vantagem para Abel Ferreira sobre Renato. Já se enfrentaram cinco vezes, com três vitórias do português, um empate e apenas uma vitória do brasileiro. O triunfo aconteceu justamente no Allianz Paque, em setembro de 2021, quando o Flamengo venceu o Palmeiras por 3 a 1.

 

Abel x Renato

 

Abel e Renato são considerados treinadores com estilos diferentes. O português é conhecido por ser extremamente tático, embora também fale muito sobre a importância da força emocional. O brasileiro evita falar sobre estratégias, mas deixa claro que prefere que seu time seja ofensivo e é reconhecido como um dos melhores do Brasil no relacionamento com os jogadores.




 

Abel ainda é considerado uma das opções para a seleção brasileira por alguns cronistas e torcedores. Renato Portaluppi também já foi mencionado como alternativa. O maior sonho profissional de Renato, inclusive, é justamente treinar a seleção, dito pelo próprio treinador em diversas entrevistas. Se já esteve mais próximo disso um dia, viu as chances  cessarem após não atingir os objetivos como técnico do Flamengo.

 

Técnico Renato Portaluppi ainda busca o primeiro título do Brasileirão com o Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

 

 

Com 44 anos, Abel Ferreira está no seu terceiro clube como treinador principal. Recentemente se tornou um dos técnicos mais vitoriosos da história do Palmeiras. São oito títulos ao longo da sua ainda curta carreira.

 

Mais experiente, com 60 anos, Renato está na sua quarta passagem como treinador do Grêmio. O maior ídolo da história do tricolor já trabalhou também em outros sete clubes e conquistou dez títulos ao longo da sua carreira.




 

Como chegam Palmeiras e Grêmio

 

Embalado pelas três vitórias seguidas, o Palmeiras chega em melhor momento para enfrentrar o Grêmio, principalmente pela goleada por 5 a 0 pra cima do Goiás, fora de casa, na última rodada. O clube paulista soma dez pontos dos 12 disputados até o momento.

 

O Grêmio não perde há dois jogos, mas a atuação no empate com o Red Bull Bragantino ligou sinal de alerta no clube, com entrevista forte do técnico gremista pressionando a direção por reforços. São sete pontos conquistados em quatro rodadas.


Confira a lista de títulos de Abel e Renato

 

Abel Ferreira no Palmeiras

 

Copa Libertadores: 2020 e 2021

 

Copa do Brasil: 2020

 

Recopa Sul-Americana: 2022

 

Campeonato Paulista: 2022 e 2023

 

Campeonato Brasileiro: 2023

 

Supercopa do Brasil: 2023

 

Renato Portaluppi no Grêmio

 

Copa Libertadores: 2017

 

Copa do Brasil: 2016

 

Recopa Sul-Americana: 2018

 

Campeonato Gaúcho: 2018, 2019, 2020 e 2023