Apesar dos reforços contratados pelo Grêmio em 2023, Lucas Silva continua sendo usado com frequência por Renato Portaluppi. Ele foi até titular na vitória do último domingo, contra o Cuiabá, pelo Brasileirão. Desde janeiro de 2020 no clube, o volante conta em entrevista ao Superesportes que está motivado com o atual momento e confiante ao disputar espaço no time titular.
O motivo de tanta animação é o atual estilo de jogo do time. Com as entradas de Cristaldo, Vina e o avanço no posicionamento de Bitello, o Grêmio tem atuado sem um jogador de velocidade na frente. O meio-campo tricolor tem se caracterizado principalmente pela troca de passes e combinações de jogadas. Tudo isso é o que deixa Lucas Silva à vontade.
- É um estilo que eu gosto e que se encaixa nas minhas características. É algo que o Renato nos pede sempre, de termos a bola e ditar o ritmo de jogo – ele diz.
A diretoria gremista foi ao mercado no início da temporada e o meio-campo foi o setor mais reforçado. Pepê e Carballo formam a dupla titular, mas foram ausências recentemente por lesões, assim como o reserva imediato, Villasanti. Lucas Silva vem atuando e avaliou a disputa por posição na função:
- Isso é bom e faz com que todos estejam motivados para dar sempre o máximo. Com tantos jogos durante a temporada, é importante termos jogadores de bom nível em todas as posições e sempre quem entra dá conta do recado – ressalta o jogador.
Com as ausências de Pepê, Carballo e Villasanti por lesão, Lucas Silva iniciou quatro das últimas sete partidas do Grêmio na temporada, inclusive no jogo de ida da final do Gauchão contra o Caxias.
Desde sua chegada ao Grêmio, Lucas Silva já foi escalado em diferentes posições. O volante já atuou na primeira função do meio-campo, com responsabilidade maior de marcação, mas também jogou na segunda função precisando ajudar mais na armação das jogadas ofensivas. Ele entende que pode render bem nos dois posicionamentos:
- Eu posso fazer as duas funções e o Renato sabe bem disso. Pra mim pode ser nas duas sem problema, dependendo do que ele precisar ou do que pede o jogo – afirma Lucas Silva.
Lucas Silva participou com o Grêmio de praticamente todas as competições nos últimos anos. Após duas temporadas de dificuldades, o jogador sabe a importância de o clube voltar a conquistar um título de expressão em 2023. Envolvido em duas disputas, o Grêmio não adotou prioridade. O volante comentou o tema:
- É algo que já estamos acostumados [jogar duas competições ao mesmo tempo]. Temos que saber entender cada uma e o seu formato. Conseguimos avançar na Copa do Brasil e sabemos que no Brasileirão é preciso somar pontos desde o começo – explica o atleta.
Com contrato até o fim da temporada, o volante Lucas Silva está à disposição do técnico Renato Portaluppi para as disputadas do ano e espera colaborar com o time sempre que acionado. O volante já disputou 140 jogos com a camisa do Grêmio e marcou cinco gols.