Thaciano marcou o gol de empate do Grêmio (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)


O Grêmio é o primeiro finalista do Campeonato Gaúcho. Na tarde deste sábado, a equipe de Renato Gaúcho venceu o Ypiranga por 2 a 1, na Arena do Grêmio e se classificou após bater o adversário nos pênaltis por 5 a 4. Na ida, os visitantes venceram por 2 a 1, de virada.


Dugout

Assim, a equipe aguarda seu adversário da final, que sairá do confronto entre Internacional x Caxias, que acontece neste domingo, às 18 horas (de Brasília), no Estádio Beira-Rio. No duelo de ida, as equipes empataram por 1 a 1.

Show Player


O jogo


O Grêmio quase abriu o placar logo no minuto inicial, aproveitando um vacilo na saída de bola do Ypiranga, mas Caíque defendeu o chute de Thaciano, e Suárez mandou para fora, no rebote. Aos 12, Everton Galdino recebeu boa bola de Vina, teve chance de abrir o placar e acabou mandando para fora.

Pouco depois, o camisa 11 achou Suárez na área e o uruguaio cabeceou com perigo e viu o goleiro defender no susto.

O Ypiranga abriu o placar aos sete minutos do segundo tempo. Mossoró aproveitou o erro na saída de bola do zagueiro Bruno Alves e finalizou de fora da área. A bola ainda teve um desvio na zaga gremista antes de morrer no fundo do gol defendido por Adriel.




Aos 15, o Grêmio empatou. Bitello cruzou na área e Thaciano apareceu bem para concluir ao gol e deixar tudo igual. Logo em seguida, Caíque fez praticamente um milagre para evitar a virada do Grêmio em finalização de Suárez. 

O Tricolor conquistou a virada aos 32 minutos. Em cobrança de escanteio, Reinado mandou na área, Bruno Alves subiu mais que Ronald e cabeceou para marcar.

Decisão nas penalidades


Após empate no tempo normal, a vaga na final foi decidida nos pênaltis. Reinaldo iniciou as cobranças e desperdiçou, acertando o travessão. Gedeilson, em seguida, também errou e mandou na trave. 




Na segunda cobrança Cristaldo fez para o Tricolor e Mossoró marcou para o time de Erechim. Bitello e Erick fizeram também. Suárez mandou no cantinho e fez o terceiro do Grêmio. Adriel defendeu a cobrança de Ralph; Diego Souza mandou no travessão.

Caíque foi para a próxima cobrança e mandou uma bomba, sem chance para Adriel. Depois, Bruno Alves fez o quarto gol gremista. Ronald empatou para o Ypiranga. Gustavinho converteu para o Tricolor e Adriel defendeu a última cobrança de Jhonatan Ribeiro para colocar o Grêmio para a final.

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO 2 (5) x (4) 1 YPIRANGA

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 25 de março de 2023, sábado
Horário: 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Douglas Schwengber da Silva
Assistentes: Tiago Kappes Diel e Fagner Côrtes
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro
Cartões amarelos: Patric Calmon e Erick (Ypiranga); Reinaldo (Grêmio)

GOLS:
GRÊMIO: Thaciano (aos 15 minutos do 2°T) e Bruno Alves (aos 32 minutos do 2°T)
YPIRANGA: Mossoró (aos 7 minutos do 2°T)

GRÊMIO: Adriel; João Pedro, Bruno Alves, Bruno Uvini e Reinaldo; Bitello, Thaciano (Gustavinho) e Vina (Diego Souza); Everton Galdino (Thiago Santos), Ferreirinha (Zinho) e Luis Suárez.
Técnico: Renato Gaúcho

YPIRANGA: Caíque; Gedeílson, Islan, Windson (Ronald) e Patric Calmon (Gustavo Nogy); Lorran, Mossoró e João Pedro (Ralph); Matheuzinho (MV), William Barbio (Jhonatan Ribeiro) e Erick.
Técnico: Luizinho Vieira