Lucas Leiva se aposentou do futebol aos 36 anos (Foto: Divulgação/Grêmio)

 
O volante Lucas Leiva anunciou sua aposentadoria por conta de um problema cardíaco nesta sexta-feira (17/03), em entrevista coletiva concedida na Arena do Grêmio. O atleta estava afastado das atividades do clube desde dezembro, quando foi constatada uma alteração em seu batimento cardíaco durante exames de rotina.



 
Show Player
 

Chorando, Lucas fez o anúncio e afirmou que a aposentadoria aconteceu onde ele queria, mas não da forma que gostaria.

"Primeiro, queria agradecer ao Grêmio por todo o apoio nesses três meses. Hoje estou anunciado minha aposentadoria. Tem sido um período difícil, acho que é a primeira vez que choro por esse caso. Mas só tenho a agradecer. Estou encerrando onde eu gostaria, não da forma como eu gostaria. Mas tenho certeza que um novo ciclo vai se iniciar. Tinha muita esperança que pudesse reverter, mas não foi o caso. Minha saúde vem em primeiro lugar", anunciou o agora ex-jogador de 36 anos.

Lucas Leiva foi diagnosticado com uma fibrose cicatricial no miocárdio, segundo o médico do Grêmio, Márcio Dornelles. Após três meses sem atividades físicas de alto rendimento, os exames do atleta foram repetidos, mas o cenário não mudou.




"Terminamos ontem, finalizamos todos os exames. E após avaliar essa fibrose e os riscos que encontramos dessa patologia, orientamos que o Lucas não continuasse com atividades de alta performance, porque poderia trazer riscos à saúde, uma delas ter arritimias e sérios riscos de saúde", revelou o médico.

Lucas Leiva começou sua carreira na base do Grêmio e subiu para o profissional em 2005. Pouco mais de três anos depois, se transferiu para o Liverpool, onde ficou por quase uma década. Em 2017, passou a jogar na Lazio e ficou lá até 2022, quando voltou ao Grêmio pela última vez.

Na carreira, Lucas Leiva conquistou uma Série B com o Grêmio, uma Copa da Liga Inglesa com o Liverpool e uma Copa Itália e duas Supercopas da Itália pela Lazio.