Grêmio goleou o Naútico por 3 a 0 neste domingo (23/10), no Estádio dos Aflitos, em Recife (Foto: Tiago Caldas/CNC)

Neste domingo (23/10), o Grêmio garantiu o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. A equipe de Renato Gaúcho venceu o Náutico por 3 a 0, no estádio dos Aflitos e confirmou a vaga na Primeira Divisão. Os gols da partida, válida pela 36ª rodada da Série B, foram marcados por Bitello (duas vezes) e Lucas Leiva.
 
Dugout
 
 
Com esta vitória o Tricolor gaúcho chega aos 61 pontos, na vice-liderança, não podendo ser ultrapassado pelo Ituano, que só consegue atingir os 60 pontos se vencer as duas partidas restantes. Já o Náutico, que teve seu rebaixamento confirmado no meio de semana com o triunfo da Chapecoense sobre o Tombense, permanece na lanterna, com 30 pontos.




Na próxima rodada, o Grêmio volta a campo para enfrentar o Tombense, às 21h30 (de Brasília) de sexta-feira, na Arena do Grêmio. O Náutico, por sua vez, encara a Chapecoense, na Arena Condá, às 19 horas de sábado.

O embate entre Náutico x Grêmio


Depois de uma primeira chegada do Grêmio, sem muito perigo, no começo do jogo, o Náutico respondeu na sequência. Aos quatro minutos, Ralph arriscou de longe e viu Brenno fazer a defesa. Depois, o camisa 7 invadiu a área, limpou a marcação e bateu para o gol novamente, levando perigo. Pouco depois, o tricolor saiu em contra-ataque, Guilherme chutou cruzado e viu a bola desviar na defesa antes de sair.

Aos 13, o time da casa assustou com um cabeceio de João Paulo, que passou perto da trave do goleiro gremista. Apesar das investidas dos mandantes, o Grêmio reagiu e abriu o placar aos 25 minutos. Bitello inverteu a jogada para Diego Souza, que ajeitou para Léo Gomes finalizar. Bruno Lopes fez a defesa, mas no rebote, Bitello não perdoou e colocou a equipe gaúcha em vantagem. Na reta final., os gaúchos quase ampliaram, mas  o chute de Lucas Leiva foi para fora.




A desvantagem ficou ainda pior para o Náutico no início do segundo tempo. Geuvânio cometeu falta dura em Kanemann e, após revisão do VAR, foi expulso. Aos 16, Lucas Leiva recebeu bom passe de Bitello, no meio da defesa do Timbu e ampliou para o Grêmio.

Não demorou muito e a equipe de Renato fez o terceiro. Guilherme finalizou cruzado e Bruno defendeu. Bitello aproveitou o rebote e balançou a rede. O Náutico assustou a defesa gremista aos 32 minutos com um desvio de cabeça de Arthur, mas Brenno espalmou e a bola tocou no travessão antes de sair. Na reta final, Lucas Leiva mandou uma bomba de longe e Bruno espalmou.

NÁUTICO 0 X 3 GRÊMIO


Local: Estádio dos Aflitos, em Recife (PE)
Data: 23 de outubro de 2022, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
Assistentes: Cristhian Passos Sorence (GO) e Hugo Sávio Xavier Corrêa (GO)
VAR: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Cartão vermelho: Geuvânio (Náutico)
Cartões amarelos: Júlio (Náutico); Lucas Leiva e Lucas Silva (Grêmio)

Gols do Grêmio: Bitello (aos 25 minutos do 1°T e aos 22 do 2°T) e Lucas Leiva (aos 16 minutos do 2°T)

NÁUTICO: Bruno Lopes, Anilson, Arthur, João Paulo e João Lucas; Djavan, Ralph e Victor Ferraz (Julio Victor); Geuvânio, Everton Brito (Pedro Vitor) e Júlio (Richard Franco)
Técnico: Dado Cavalcanti

GRÊMIO: Brenno, Léo Gomes, Geromel (Bruno Alves), Kannemann (Thiago Santos) e Diogo Barbosa; Villasanti, Bitello  (Lucas Silva) e Lucas Leiva (Elkeson); Thaciano (Campaz), Guilherme e Diego Souza
Técnico: Renato Portaluppi