A última rodada da fase de grupos da Libertadores será disputada nesta semana, entre terça-feira (27) e quinta. Dos sete times brasileiros que estão na competição, apenas três já têm o destino definido: Palmeiras e Athletico-PR estão garantidos nas oitavas de final; o Corinthians, eliminado.
Isso não quer dizer que os clubes poderão apenas cumprir tabela. Para o Alviverde e o Furacão, a briga é pelo primeiro lugar, que pode ajudar a definir os confrontos de mata-mata em casa. Para o Alvinegro paulista, ainda há possibilidade de ficar em terceiro e ir para a Sul-Americana.
Os outros quatro brasileiros estão na luta para avançar de fase na Libertadores: Flamengo, Internacional, Fluminense e Atlético-MG. Os dois melhores de cada grupo se classificam. Ao todo, 16 equipes vão disputar as oitavas de final, em mata-mata, no formato de ida e volta.
Veja, a seguir, o que está em jogo para cada brasileiro na última rodada.
Flamengo
O Flamengo é o segundo colocado no grupo A, com oito pontos, dois atrás do Racing, que lidera. O Ñublense é o terceiro, com cinco; o Aucas, o último, com quatro, já eliminado.
É justamente o Aucas o adversário do rubro-negro na quarta-feira (28), às 21h30, no Maracanã. Na outra partida, Racing e Ñublense vão se enfrentar na Argentina.
Um simples empate garante o Flamengo nas oitavas, independemente do resultado do outro jogo. Em caso de derrota, o time carioca só é eliminado se o Ñublense vencer o Racing. Nesse caso, o critério seria o saldo de gols -- atualmente, o Fla tem dois; o time chileno, menos três.
Internacional
O Internacional está em segundo no grupo B, com nove pontos -- um a menos que o líder, Independiente de Medellín, e um a mais que o terceiro, Nacional (URU). O Metropolitanos é o lanterna, eliminado, sem nenhum ponto conquistado.
O colorado vai encarar o Independiente Medellín no Beira-Rio, na quarta-feira (28), às 19h. Se vencer, garante a vaga. Em caso de empate e vitória do Nacional, será eliminado; se empatar e o Nacional perder ou empatar, avança.
O time gaúcho pode passar até mesmo se perder em casa. Para isso, o Nacional também teria de ser derrotado ou empatar -- no último caso, a definição dependeria do saldo de gols.
Palmeiras
O grupo C, que tem o Palmeiras, já tem os classificados e os eliminados definidos: o alviverde avançou para as oitavas ao lado do Bolívar, ambos com 12 pontos. Barcelona de Guayaquil e Cerro Porteño, ambos com três, estão eliminados.
A partida de quinta-feira (29), às 21h, no Allianz Parque, entre Palmeiras e Bolívar vai definir quem será o líder do grupo. A vantagem do empate é do time boliviano, que tem melhor saldo de gols.
Fluminense
O Fluminense lidera o grupo D, com nove pontos, com dois de vantagem para River Plate e Sporting Cristal, segundo e terceiro colocados, respectivamente, e três à frente do The Strongest, último.
O tricolor vai encarar o Sporting Cristal, no Maracanã, na terça-feira (27), às 21h. A vitória garante a classificação na primeira colocação para a equipe de Fernando Diniz. O empate também dá a vaga, já que River Plate e The Strongest vão tirar pontos um do outro.
O Flu pode avançar até mesmo com derrota. Nesse caso, será preciso torcer para um empate no outro confronto do grupo.
Corinthians
O Corinthians é o único time brasileiro que já está eliminado. O alvinegro somou apenas quatro pontos até aqui, mesmo número do Liverpool (URU), também eliminado. Argentinos Juniors, com 11, e Independiente del Valle, com nove, foram os classificados.
A equipe paulista, porém, ainda tem chance de ficar em terceiro lugar e garantir uma vaga, ao menos, para a Sul-Americana. O confronto será direto contra o Liverpool (URU), na quarta-feira (28), às 21h30, na Neo Química Arena. Em caso de empate, o time comandado por Luxemburgo leva vantagem no saldo de gols.
Os times que ficam em terceiro lugar na fase de grupos da Libertadores vão para um play-off contra os vice-líderes dos grupos da Sul-Americana. Quem avança, garante vaga nas oitavas de final da 'Sula'.
Athletico-PR
O Athletico-PR tem vaga garantida nas oitavas de final da Libertadores. Resta saber se vai passar em primeiro ou segundo. A equipe vai encarar o Alianza Lima, em casa, na terça-feira (27), às 19h. O furacão lidera o grupo, com dez pontos, e garante a primeira colocação com a vitória.
Se perder ou empatar, pode ser ultrapassado apenas pelo Atlético-MG.
Atlético-MG
O Galo, como visto, ainda não está garantido nas oitavas, mas pode até mesmo liderar o grupo, a depender dos resultados. O time tem nove pontos, um a menos que o Athletico-PR, e três a mais que o Libertad, única equipe com chance de tirar a vaga atleticana. O Alianza Lima, com quatro, já está eliminado.
O Atlético-MG vai enfrentar o Libertad, no Paraguai, na terça-feira (27), às 19h. Se vencer ou empatar, garante a vaga às oitavas. Em caso de derrota, a definição será no saldo de gols -- o clube mineiro tem dois; o time paraguaio, menos um.