Palmeiras e Botafogo se enfrentam neste domingo (25), às 16h (de Brasília) separados por cinco pontos nas primeiras colocações do Brasileirão. O Glorioso é o líder, com 27, e o Alviverde vem logo atrás, com 22. O duelo desta tarde no Allianz Parque é válido pela 12ª rodada.
À beira do campo haverá um duelo particular entre os amigos Abel Ferreira e Luís Castro. O treinador do Palmeiras está no Brasil desde novembro de 2020, enquanto o técnico do Botafogo chegou em março do ano passado. Os portugueses sonham com uma mudança de filosofia dos clubes: não cair na pilha de torcedores e dar mais tempo de trabalho aos treinadores.
Hoje líder do Brasileirão, Luís Castro teve sua demissão pedida por grande parte dos botafoguenses no início deste ano, após decepcionar no Campeonato Carioca. Ele foi bancado pela diretoria e fez o time engrenar no campeonato de pontos corridos.
A trajetória de Luís Castro foi acompanhada por Abel Ferreira, que usou uma entrevista coletiva para parabenizar o presidente do Botafogo, Durcesio Mello, e o dono da SAF do clube, John Textor.
- Mandei uma mensagem particular ao Luís Castro e vou falar aqui publicamente. Quando ele era treinador do Penafiel, eu ainda era gandula. Fiquei muito contente com o que ele disse. Espero que alguns de vocês entendam a profundidade das palavras dele. Os trabalhos longos têm a ver com quem manda. Tenho de dar os parabéns ao presidente dele. Só um vai ganhar, e é isso que não entendem aqui. Todos querem ser campeões, mas só um vai ser - afirmou Abel.
Dias antes, Luís Castro tinha desabafado. O Botafogo já liderava o Brasileirão, depois de ter ficado em quinto lugar na Taça Guanabara e sido eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil.
- Querem melhorar o futebol brasileiro? Destaquem o que há de melhor no futebol brasileiro. Sou ser humano, erro como os outros. Não posso errar? Em outros trabalhos as pessoas erram uma, duas ou três vezes e ninguém diz que têm de ser afastadas. E aqui têm que me afastar. Deem tempo aos treinadores também. Não é no Botafogo, é em todos os clubes. Deem tempo como dão a muitos de vocês que vão para as profissões e erram uma, duas, três vezes e continuam nos cargos e depois são grandes jornalistas, médicos ou engenheiros. Não é para mim que quero tempo, deem tempo ao futebol - disse Luís Castro.
Abel Ferreira x Luís Castro no Brasil
No ano passado, Palmeiras e Botafogo se enfrentaram duas vezes pelo Brasileirão. E o time de Abel Ferreira massacrou a equipe de Luís Castro. O Alviverde goleou por 4 a 0 no Allianz Parque e venceu por 3 a 1 no Nilton Santos.