Liderado pelo Botafogo, Brasileirão vive pausa de dez dias por conta da Data Fifa (Foto: Arte/SE)


Brasileirão tem, graças à Data Fifa, uma pausa de dez dias. Quase um terço da competição já se passou, e neste momento é possível apontar quais equipes brigarão pelo título nacional. 




O líder Botafogo é seguido de perto pelo Palmeiras, com dois pontos de diferença, e ambos veem ao menos quatro equipes correndo por fora, um pouco mais distantes.

O time de setoristas, repórteres e colunistas do Superesportes aproveitou o momento de descanso da Série A para opinar quem será o vencedor em 2023. Confira:

Bruno Soares - Palmeiras

Acredito no Palmeiras conquistando o Brasileirão em 2023. A competição é de efetividade e regularidade. Ganha quem pontuar mais e não quem apresentar o melhor futebol. O clube paulista não joga feio, mas reúne os principais requisitos.




O time do técnico Abel Ferreira não cansa de ganhar. Além da qualidade individual dos jogadores, tem organização, intensidade e confiança. O Palmeiras dança conforme a música. Se precisar ser ofensivo, sabe ser. Quando precisa marcar, faz como poucos. Meu palpite é Palmeiras campeão.

Diego Salgado - Palmeiras 

O Palmeiras é o grande favorito ao título. O time de Abel Ferreira é um adversário duro de ser batido, não à toa é o único time sem perder no Brasileirão, depois de dez rodadas.

Além disso, o Palmeiras tem a força do conjunto, a competitividade moldada por Abel e jogadores que sempre decidem: casos de Weverton, Gustavo Gómez, Dudu, Rony e Artur. Por todos esses pontos, acredito que é questão de tempo para alcançar o Botafogo e disparar na ponta.



 
 

Vice-líder nesta temporada, Palmeiras é o atual campeão brasileiro (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

 
Arthur Sandes - Flamengo

Sampaoli parece ter encontrado o modelo de jogo, e o time está embalado. Se fizer mesmo as quatro contratações que deseja na janela, pode alcançar uma profundidade de elenco que ninguém mais tem. Nos pontos corridos, isso é o que mais faz diferença. Os principais concorrentes têm seus próprios problemas: a relação do Atlético-MG com Coudet está condenada, o Botafogo deve perder fôlego, e o desafio do Palmeiras é muito maior sem reforços.
 
Maria Tereza Santos - Botafogo

Eu acredito no Botafogo como campeão brasileiro de 2023. Apesar de Flamengo e Palmeiras serem as grandes forças a serem batidas no Brasil hoje, o Botafogo garantiu uma sequência importante - e histórica - de vitórias no início do campeonato, algo que pode custar caro para os adversários lá na frente.

Com a estabilidade de um técnico que já está no comando da equipe desde o início do ano passado e peças que se encaixaram muito bem na equipe, como Lucas Perri e Tiquinhos Soares, o Botafogo tem capacidade para chegar ao fim do Brasileiro em primeiro lugar, enquanto outros integrantes do G6 focam nos campeonatos de mata-mata. 



 

Botafogo lidera o Brasileirão de 2023 após dez rodadas (Foto: Iconsport)

 
Daniel Servídio - Palmeiras

O Palmeiras é o time mais consistente do campeonato. A equipe de Abel Ferreira praticamente não perde -- houve apenas um revés nos últimos 19 jogos. A falta de tropeços é o principal trunfo do clube em uma disputa tão longa; dificilmente os adversários conseguirão manter um padrão tão alto.

O alviverde se comporta bem mesmo diante de adversidades. Com um elenco um pouco mais enxuto e trabalhando bem com os jovens, Abel tem conseguido administrar o time para disputar Copa do Brasil e Libertadores sem precisar abrir mão dos titulares no Brasileirão. É, sem dúvida, o principal candidato ao título. 
 
 
 
Maic Costa - Palmeiras

O time de Abel Ferreira é forte dentro e fora de campo, possui entrosamento, um treinador competente e longevo, além jogadores decisivos. Com uma condição financeira estável, o Palmeiras pode se reforçar se necessário e, além de tudo, perde poucos jogos.




Num campeonato equilibrado como é o Brasileirão, a constância nos resultados é a chave para o sucesso. Dificilmente o Palmeiras deixa os resultados "escaparem" e isso somado a instabilidade dos principais perseguidores deve ser suficiente para manter o Verdão no topo do Brasil.

Paulo Junior - Palmeiras

Tem muita coisa para acontecer – as Copas, o mercado de inverno e os confrontos diretos –, mas é inevitável que o palpite de segurança seja o Palmeiras. Tem o emocional e o bastidor mais estável para lidar com as intempéries até dezembro; tem o técnico e o time que lapidaram o jeito de levar esse campeonato ao vencê-lo no ano passado; e tem um jogo tão bem resolvido que é difícil você imaginar que não seguirá entre os primeiros, até porque é quem menos depende de grandes atuações para vencer os jogos. 

Agora, há grandes chances de Botafogo, Palmeiras e Flamengo virarem o turno na casa dos 40 pontos, com aproveitamento de título (o Atlético-MG, sem técnico, é um mistério). Meu desempate tímido e sem grandes margens a favor do time de Abel Ferreira fica pelo ambiente e pela rotina de pontuar sempre desde que embalou em 2022.




Guilherme Padin - Palmeiras

O Palmeiras é um dos principais candidatos ao título nas três competições que disputa no momento. No Brasileirão, é o favorito absoluto. Não apenas pelo título em 2022, mas por ser há anos a equipe mais sólida do país, uma qualidade essencial para quem quer conquistar um campeonato de pontos corridos. 

No mata-mata, surpresas podem ocorrer. Ao longo de 38 rodadas, ganha o time que menos oscila, aquele capaz de se manter no topo por mais tempo. Hoje, no Brasil, este clube é o Palmeiras.

Matheus R. Ribeiro - Palmeiras

É difícil não confiar no Palmeiras. Tudo bem que o Botafogo hoje é o líder, mas o Alvinegro não tem um elenco tão profundo e pode sofrer bastante com alguns desfalques. O Flamengo de Sampaoli ainda não é confiável e o Fluminense de Diniz caiu bastante desde o título carioca.




Já a equipe de Abel tem encontrado formas de vencer mesmo quando não atua bem, dificilmente perde pontos quando é superior e conta com uma base que já vem atuando junto nos últimos anos.

Gabriel Carneiro - Flamengo

Flamengo será campeão brasileiro em 2023. Por mais que o Palmeiras seja certeza de regularidade e equilíbrio, o Atlético-MG tenha o elenco mais encorpado e o Botafogo tenha tido a melhor largada, é o Flamengo de Sampaoli o time com maior potencial na temporada. É um elenco acostumado a ser campeão dirigido por um treinador que no Brasil sempre põe seus times brigando no topo e dentro de um contexto que começa a jogar a favor.

Mauricio Noriega - Palmeiras ou Flamengo

Eu acho que não tem um time que tenha a maior chance de ser campeão brasileiro. São dois: Palmeiras e Flamengo. O Palmeiras é melhor time coletivamente, o mais bem treinado. O Flamengo é o que tem os jogadores com maior capacidade de decisão, o que fica evidente com a volta do Bruno Henrique. 




Vai ser uma grande surpresa para mim se o título não ficar entre esses dois times. São os mais fortes, que têm as melhores condições e com sequências de trabalho. No caso do Palmeiras, o mesmo treinador há muito tempo. No caso do Flamengo, uma base de elenco há muito tempo. Qualquer resultado que fuja disso para mim será uma grande surpresa.
 
 
 
Guilherme Amaro - Palmeiras

A consistência do único invicto no Brasileirão até agora coloca o Palmeiras como o grande favorito ao título. É muito difícil a equipe perder pontos, principalmente em casa, e isso faz a diferença neste tipo de campeonato. O único alerta é que o elenco não é tão bom como de anos anteriores, e o Alviverde segue forte também na Libertadores e na Copa do Brasil.

Bruno Lima - Flamengo

O rubro-negro carioca vem em franca evolução e assimilando cada vez mais as ideias e estilo ofensivo de jogo do técnico Jorge Sampaoli. Com o poderio financeiro que tem, a tendência é de que o Flamengo fortaleça ainda mais o seu elenco na abertura da próxima janela de transferências. E isso, na minha opinião, será o diferencial do time carioca em relação ao Palmeiras, que, apesar do entrosamento e do belo trabalho do técnico Abel Ferreira, não deve fazer grandes investimentos para o segundo semestre.




Vitor Canedo - Palmeiras 

Já que o desafio é de projeção, vou numa opção mais segura: Palmeiras. Não é o melhor elenco (acredito que ainda seja o Flamengo), mas é um clube que dificilmente é batido. E não precisa jogar maravilhosamente bem para vencer, uma chave nos pontos corridos. Claro que o andamento da Copa do Brasil e Libertadores vão ditar as prioridades, mas não tenho como não dar meu voto de confiança para o Abel Ferreira. 

Para o Botafogo, a caminhada ainda é muito longa, mas a gordura acumulada agora pode ser fundamental para o real objetivo: a vaga direta na Libertadores.

Aigor Ojêda - Palmeiras

O Palmeiras tem uma consistência que o coloca novamente em vantagem sobre os principais concorrentes: Flamengo e Atlético-MG, donos de elencos fortes também. 




É difícil imaginar uma mudança drástica no time de Abel Ferreira nos próximos meses. Nem mesmo um resultado negativo no mata-mata deve afetar o rendimento nos pontos corridos. Portanto, o Palmeiras, na minha avaliação, deve ficar de novo com o título. Fruto de quem aposta na manutenção de um trabalho para continuar vencendo.