Fla-Flu da Copa do Brasil decide quem terá paz ou crise
Rivais chegam ao segundo jogo em situação muito pior do que na época do sorteio
Por Caio Blois, Isabelle Costa
01/06/2023 06:00
- Atualizado em: 01/06/2023 00:01
Flamengo e Fluminense decidem oitavas de final da Copa do Brasil em busca de paz, mas podem acabar em crise (Foto: Iconsport)
Quando Flamengo e Fluminense subirem ao gramado do Maracanã nesta quinta-feira (1), às 20h (horário de Brasília), não será só uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil que estará em jogo. Além da classificação, a paz é o objetivo dos rivais. Mas a crise pode ser a realidade após após o apito final.
Após empate sem gols na ida, Fla e Flu chegam à partida de volta em situação muito pior do que quando o sorteio os colocou frente a frente. Quem for eliminado mergulhará ainda mais em sua crise e o classificado verá o momento mudar da água para o vinho.
O lado rubro-negro vê problemas disciplinares, rusgas no elenco e muitas questões fora de campo para resolver. O Flamengo não vem em bom momento, mesmo que viva sua maior invencibilidade em 2023 -- são seis jogos, com três vitórias e três empates. Os resultados do time de Jorge Sampaoli, entretanto, não convencem e escancaram crises de relacionamento.
Em má fase em 2023, Gabi vê liderança questionada no Flamengo e rusgas com David Luiz e outros líderes (Foto: Iconsport)
A parte tricolor do clássico tem bom ambiente no elenco, mas vive má fase técnica. Os muitos desfalques cobram a conta em sequência difícil e o Fluminense não vence ou faz gols há quatro jogos, mesmo tempo que o argentino Germán Cano não balança as redes.
Cano não balançou as redes nos últimos quatro jogos e igualou maior jejum pelo Fluminense; hoje, vê maior vítima (Foto: Iconsport)
O clássico de 111 anos já viveu diversos momentos em que definiu o céu ou o inferno de cada lado do Maracanã. Se será o setor norte ou o sul que sorrirá depois do jogo, ninguém ainda sabe. Mas no Ninho do Urubu e no CT Carlos Castilho, o clima está longe de ser festivo.
Flamengo tem briga, afastamento e divisões no vestiário
Os bastidores do Flamengo estão em efervescência. Problemas disciplinares, brigas entre lideranças do elenco e até na diretoria. A semana no Ninho do Urubu começou agitada com o afastamento permanente de Marinho das atividades profissionais, por indisciplina.
Marinho foi afastado pelo Flamengo por indisciplina; atitude escancarou divisões no elenco (Foto: Iconsport)
Inicialmente, alguns jogadores e o próprio atleta entenderam como desrespeito e exagero por parte da diretoria. Os problemas de relacionamento dentro do elenco também vieram à tona e mostraram que a má fase não se resume ao campo.
No entanto, o ambiente não é bom. Apesar da recente mudança de técnico, de Vítor Pereira para Sampaoli, pessoas do dia a dia do clube relatam que o clima é ruim. E a postura do treinador argentino, de acordo com as informações apuradas pelo Superesportes, não contribui.
A característica de não repetir escalação tem incomodado alguns. As reclamações normalmente são sobre sempre ter uma novidade dentro do campo às vésperas de um jogo e pouco tempo para a adaptação das ideias. Além disso, a falta de comunicação de Sampaoli com alguns jogadores também é citada.
Fluminense sofre queda de desempenho com desfalques
Do lado tricolor, o ambiente é diametralmente oposto, mas a fase dentro de campo é a pior de todo o 2023 que começou com esperanças. Campeão carioca sobre o rival da noite com direito a goleada na decisão, o Flu vive queda de rendimento enquanto sofre com desfalques.
Destaques do time, Cano e Arias não têm jogado bem, e o time soma atuações ruins além dos sucessivos resultados adversos. A equipe perdeu todo o seu lado esquerdo, deixou de ser criativa e não reproduz o melhor do "Dinizismo" nos últimos jogos.
Para o jogo desta quinta-feira, a equipe segue sem Alexsander e Keno, e ainda terá a ausência de Felipe Melo, expulso no jogo de ida. Manoel será seu substituto na zaga.
Grande contratação do Fluminense para 2023, Marcelo é dúvida para o jogo; time está invicto com lateral (Foto: Iconsport)
A grande dúvida é Marcelo, que cumpriu todo o cronograma para voltar ao time até a quarta (31), mas não foi a campo treinar na véspera do jogo.
O lateral chegou a dizer para pessoas próximas que jogaria até no sacrifício, mas deixou funcionários, elenco e torcida apreensivos. Ele provavelmente será relacionado, mas não se sabe, ainda, se começará como titular.
Tira-teima em mata-mata
Apesar dos 111 anos de rivalidade e 444 jogos ao todo, Flamengo e Fluminense se enfrentaram apenas duas vezes em mata-matas fora do Campeonato Carioca antes deste confronto pela Copa do Brasil.
O tricolor se classificou com dois empates na Copa Sul-Americana de 2009, e o rubro-negro levou a melhor em 2017, quando venceu o primeiro jogo e conseguiu empate suado por 3 a 3 na volta.
Quem vencer o segundo jogo das oitavas de final, após empate sem gols na partida de ida, terá a vantagem em confrontos de mata-mata.
Em finais, o Flu leva a melhor sobre o Fla, com dez títulos contra seis do rival.