Rivalidade entre Cruzeiro e Atlético é exaltada pelo agora treinador Alex (Foto: Montagem de fotos de Staff Images/Cruzeiro e Pedro Souza/Atlético)

Nem Atlético e Cruzeiro, Palmeiras e Corinthians, Flamengo e Fluminense ou Grêmio e Internacional. Para Alex, ex-jogador e ídolo celeste, definir a maior rivalidade entre os clubes brasileiros é uma tarefa complicada e que não pode ser analisada considerando apenas a visibilidade e a repercussão desses clássicos na mídia. 





Ao participar nesta semana do programa Por Onde Anda?, do Superesportes, o agora treinador do Avaí avaliou que as rivalidades entre os grandes times fora das regiões Sudeste e Sul merecem ser mais valorizadas e, por isso, se torna uma missão complexa responder qual é o maior clássico do Brasil. 

"Essa [pergunta] é muito difícil porque a parte geográfica do Brasil faz com que vá se criando rivalidades muito grandes nos Estados. No centro do país, por exemplo, fala-se muito pouco de Remo e Paysandu. Mas, se você for no norte, Remo e Paysandu têm uma briga enorme e uma rivalidade absurda. A gente fica muito focado no grande centro, que é o que a televisão mostra", ponderou.

Alex ainda ressalta que dadas as dimensões continentais do país, torcedores de um determinado Estado não costumam se importar muito com a rivalidade de uma outra região. 




"Um Palmeiras e Corinthians tem uma interferência muito pequena no Rio Grande do Sul, por exemplo, onde o GreNal é muito mais pesado. Ao mesmo tempo em que o GreNal é muito pesado, talvez em Governador Valadares um GreNal talvez não gere tanto interesse assim quanto um Cruzeiro e Atlético. Então, é difícil a gente afirmar qual clássico é maior devido a rivalidade municipal ou regional ser muito forte. Eu, sinceramente, não consigo escolher um", disse. 

Apesar de ficar "em cima do muro" quando a pergunta é sobre a maior rivalidade do Brasil, Alex não titubeia ao ser questionado a respeito do clássico mais disputado que jogou.  

"Eu escolheria Corinthians e Palmeiras porque eu joguei o derby em duas Libertadores seguidas valendo vaga para as fases decisivas. Mas eu joguei clássicos espetaculares no Rio, joguei várias partidas espetaculares entre Cruzeiro e Atlético e joguei Athletico Paranaense e Coritiba no Paraná várias vezes. Mas ali, pela grandeza do jogo em si, por valer Libertadores, a maior competição do continente, eu colocaria Corinthians e Palmeiras", finaliza.