Torcidas de Atlético e Cruzeiro se manifestam pela democracia em BH
Após atos antidemocráticos em Brasilia, torcidas organizadas integraram manifestações contra o fascismo pelo Brasil, na noite dessa segunda-feira
Por Mariana Valbão - Especial para o Superesportes
10/01/2023 10:18
- Atualizado em: 10/01/2023 11:42
Torcedores de Atlético e Cruzeiro compareceram na Praça da Estação (Foto: Resistência Alvinegra/Instagram/Reprodução - Resistência Azul Popular/Twitter/Reprodução)
Torcedores de Atlético e Cruzeiro se movimentaram a favor da democracia após os atos terroristas em Brasília, domingo, quando houve depredação das sedes dos Três Poderes. Em resposta aos ataques bolsonaristas na capital federal, foram organizadas manifestações pelo Brasil, e torcidas organizadas de clubes de futebol marcaram presença. Em Belo Horizonte, houve registros de coletivos atleticanos e cruzeirenses.
Nas redes sociais, a Resistência Alvinegra publicou imagens da noite de segunda-feira (9), quando atleticanos foram às ruas e se manifestaram com faixas e bandeiras, na Praça Rui Barbosa – mais conhecida como Praça da Estação.
Cruzeirenses da Resistência Azul Popular e do Comando Rasta Cruzeiro também marcaram presença no ato, que seguiu pelas ruas do Centro de BH.
A Associação Nacional de Torcidas Organizadas (Anatorg) convocou uma mobilização dos grupos de torcedores de futebol em prol da democracia, após o vandalismo de bolsonaristas em Brasília.
“A Anatorg repudia veementemente os atos terroristas e antidemocráticos, cometidos na tarde do domingo, 8 de Janeiro, contra os Três Poderes da Federação Brasileira. Se for necessário, a Anatorg mobilizará as Torcidas Organizadas de todo o Brasil, para defenderem a Democracia Consolidada em nosso Território Nacional”, informou, por nota.
Palmeirenses integraram a manifestação em São Paulo (Foto: Nelson Almeida/AFP)
Torcidas organizadas paulistas também se mobilizam
Em São Paulo, torcedores dos quatro principais clubes paulistas se encontraram em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp). O Bloco Tricolor Antifascista, a Democracia Corinthiana, o Coletivo Porcomunas e a Jovem Santos compareceram no ato marcado pelas redes sociais.
Em um comunicado geral, os organizadores escreveram: "Torcer também é um ato democrático. Furar bloqueio pela democracia... ".