Bolsonaristas espalharam atos de vandalismo em Brasília; muitos usavam camisa da Seleção Brasileira (Foto: SERGIO LIMA/AFP)


Em postagem nas redes sociais, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) repudiou os ataques cometidos por bolsonaristas às sedes dos Três Poderes, em Brasília, nesse domingo (8). A entidade ainda lamentou que a camisa amarela da Seleção Brasileira, tradicionalmente usada por apoiadores do ex-presidente da República, esteja vinculada à tentativa de golpe.  

"A camisa da seleção brasileira é um símbolo da alegria do nosso povo. É para torcer, vibrar e amar o país. A CBF é uma entidade apartidária e democrática. Estimulamos que a camisa seja usada para unir e não para separar os brasileiros. A CBF repudia veementemente que a nossa camisa seja usada em atos antidemocráticos e de vandalismo".




Na tarde desse domingo (8), manifestantes golpistas entraram na Esplanada dos Ministérios, invadiram o Palácio do Planalto, o Congresso e o STF (Supremo Tribunal Federal), espalharam atos de vandalismo em Brasília e entraram em confronto com a Polícia Militar.

A ação de apoiadores de Jair Bolsonaro ocorreu uma semana após a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), antecedida por atos antidemocráticos insuflados pela retórica golpista do ex-presidente no período eleitoral.

Policiais militares do Distrito Federal foram vistos à distância do local sem reagirem diretamente, apenas tirando fotos dos acontecimentos com seus celulares. De acordo com as autoridades, mais de 400 pessoas já foram detidos até a tarde desta segunda-feira (9).