Pelé diante de Tarcisio Burgnich, da Itália, na final da Copa de 1970 (Foto: AFP / STAFF)


Pelé conquistou os principais títulos da história do futebol mundial, como a Copa do Mundo (1958, 1962 e 1970) e a Copa Roca (1957 e 1963), famosa na primeira metade do século XX. A despeito disso, faltou ao 'Rei do Futebol' levantar a Copa América.





No tempo de Pelé, a Copa América não tinha tanto prestígio. Prova disso é que o mineiro atuou em apenas uma edição do torneio, em 1959.

LEIA - Morre Pelé, maior jogador de futebol da história, aos 82 anos
Naquele ano, Pelé tinha apenas 18 anos e já era considerado "gênio da concepção e da realização do futebol" pela revista El Gráfico, da Argentina, onde o torneio foi disputado.

Dugout


O então jovem Pelé já tinha participado do título mundial da Seleção Brasileira, em 1958, na Suécia. O 'Rei' foi o artilheiro do escrete canarinho com seis gols.



Na Copa América de 1959, ainda conhecida como Campeonato Sul-Americano de Futebol, o astro do futebol brasileiro foi o artilheiro da competição, com oito gols em seis jogos.

A competição foi disputada por Argentina, Brasil, Chile, Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai. As seleções jogaram entre si em turno único.

LEIA - Perfil de Pelé se despede do ídolo e fala sobre legado: 'Espalhou amor'
O Brasil chegou ao último jogo contra a Argentina com um empate e quatro vitórias. O selecionado alviceleste venceu todos os duelos.

Na partida que valeu o título, no Monumental de Núñez lotado, as seleções empataram por 1 a 1, com gol de Pelé para o Brasil e Pizutti para os argentinos.