Vasco e Ituano vão decidir uma vaga do acesso à Série A na última rodada (Foto: Daniel Ramalho/CRVG)

A rodada final da Série B, que será realizada no dia 6 de novembro, às 18h30, vai pegar fogo. Estarão em jogo duas vagas na elite do futebol brasileiro. De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, especialista em probabilidades do futebol, uma deve ser do Bahia. A outra está entre Vasco e Ituano, que se enfrentam em confronto direto em Itu.




De acordo com os números divulgados neste sábado, o Bahia tem 97,6% de chance de subir. Só uma tragédia vai tirar o Tricolor da Série A. Veja abaixo as duas possibilidades para que o time baiano permaneça na Segunda Divisão.

  • Se o Ituano vencer o Vasco por um gol de diferença, o Bahia precisaria perder por três gols de diferença para o CRB, fora de casa;
  • Se o Vasco pelo menos empatar com o Ituano, o Bahia precisaria perder para o CRB, e o Sport precisaria vencer o Vila Nova, fora de casa. O time pernambucano ainda precisaria tirar uma diferença de sete gols (vencer por quatro gols de vantagem e o Bahia perder por três).

Já a situação de Vasco e Ituano está mais complicada. O Departamento de Matemática aponta 52,8% de chance de acesso para o time carioca e 49,6% para os paulistas. Veja os cenários abaixo.




  • O Vasco subirá para a Série A com empate ou vitória contra o Ituano. Se perder, precisa torcer para o Bahia ser goleado. Exemplo: caso o Ituano vença por um gol, o Bahia precisará perder por três de diferença para o CRB. Se o time carioca perder por dois gols, o tricolor baiano precisará levar quatro gols do time alagoano.
  • Para o Ituano, só a vitória interessa. Em caso de empate ou derrota, o time não terá como chegar à elite do futebol brasileiro.

O Sport é a última equipe que tem chance de acesso. De acordo com as estatísticas divulgadas, elas são mínimas: 0,05%. O time pernambucano precisa vencer, torcer para o Bahia perder e tirar uma diferença de sete gols de vantagem do Tricolor.