Álbum virtual da Copa pode ser baixado no celular (Foto: Divulgação)


O Álbum da Copa do Mundo 2022 é um grande sucesso e virou febre entre públicos de todas as idades. Mas apesar de cair no gosto da galera, algumas questões afastaram os colecionadores.




O preço dos pacotes de figurinhas foi bastante questionado, com cada um, com cinco stickers, custando R$ 4 - o dobro do valor da Copa de 2018, o que afasta colecionadores que não querem gastar muito. Outro problema encontrado foi a dificuldade em achar os produtos nas bancas, indo em desencontro com a alta demanda.

O que muitos não sabem é que há uma solução para quem quer completar o álbum sem gastar dinheiro e nem mesmo sair de casa: o Álbum Virtual da Copa do Mundo 2022.

Com versões para Android, iOS e navegador de internet, o álbum virtual permite que o colecionador abra pacotes de figurinhas, cole-as no álbum e faça trocas com pessoas de todo mundo.




Além disso, é possível escanear produtos oficiais da Copa, que dão pacotes e conquistas especiais, e utilizar códigos encontrados em figurinhas do álbum físico para conseguir novos stickers.

Como colecionar figurinhas virtualmente


Para começar a colecionar as figurinhas virtuais é necessário fazer um cadastro no site oficial da Fifa, que pode ser feito nos aplicativos disponíveis nas lojas do Android e iOS, ou acessar o site oficial da Panini, produtora do álbum. Em seguida, basta abrir o aplicativo ou site e começar.

Todos os dias, o colecionador virtual recebe dois pacotes com cinco figurinhas cada. Para conseguir mais, ele pode escanear produtos oficiais da Copa ou colocar códigos presentes em algumas das figurinhas do álbum físico. Essa segunda opção ainda dá a chance de girar uma roleta com 20% de chance de resultar num cromo dourado, os mais raros do game.




Há um limite de abertura de quatro pacotes por dia, ou seja, os excedentes que o jogador conseguir só poderão ser abertos no dia seguinte.

Desafios


O Álbum Virtual da Copa 2022 também oferece desafios semanais, como conseguir todos os escudos de seleções campeãs, cromos dos cinco jogadores mais jovens do álbum, entre outros. Alcançar as metas propostas rendem prêmios como figurinhas douradas, pacotes extras e conquistas.

Desafios para conseguir figurinhas douradas também são possíveis, mas às vezes é preciso contar com a sorte. Por exemplo, para conseguir um cromo dourado do slot 10, que é onde fica a figurinha do Neymar na página do Brasil, é preciso completar um desafio. Então uma figurinha dourada do espaço 10 de alguma das 32 seleções será recebida pelo jogador.




Para conseguir uma figurinha dourada do Messi, que fica no slot 11, é preciso abrir um pacote quando se tiver cinco ou mais deles fechados. Caso haja uma figurinha dos slot 11 nesse pacote, ela virá dourada.

Tais particularidades trazem mais atratividade ao álbum virtual, que, diferentemente do álbum físico, possui somente 12 espaços para figurinha em cada página.

Trocas com o mundo todo


Uma das coisas mais legais de se fazer um álbum de figurinhas são as trocas das inevitáveis figurinhas repetidas. Mas quem faz a versão virtual do Álbum da Copa também consegue sentir essa emoção.




Dentro do aplicativo há um espaço para trocas, onde o jogador pode oferecer e solicitar figurinhas e quando dá um "match", ou seja, alguém que ofereceu determinada figurinha e pediu outra encontra um que atende seu pedido, os cromos são trocados automaticamente.

Também é possível criar ou ingressar num time, que limita os pedidos e trocas para os membros daquela equipe. Os times possuem chat para que os participantes se comuniquem e opções especiais para que as transações sejam feitas com maior facilidade.

Sucesso mundo afora


De acordo com o site da Panini, na tarde de quinta-feira (21/9), o game já contava com mais de 10 milhões de jogadores, com mais de 124,6 milhões de envelopes abertos e 86,5 milhões de cromos trocados.