Vanderlei Luxemburgo pelo Palmeiras, durante jogo pela Copa Libertadores (Foto: JUAN MABROMATA / AFP)


O técnico Vanderlei Luxemburgo divulgou um vídeo no qual chamou de sociopata o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PL), e declarou seu voto nas eleições de outubro a Lula (PT). Durante toda a carreira no esporte, o comandante sempre se mostrou alienado com a esquerda.



No vídeo, Luxemburgo disse que o Brasil tem tudo para definir as eleições presidenciais ainda no primeiro turno, em 2 de outubro, sem ter que aguardar o desfecho do pleito em um eventual segundo turno, em 30 de outubro.
 
 

"Estou aqui para dizer que esse jogo está por terminar. Brasil, é muito importante esse jogo. Esse jogo vai definir o futuro do nosso Brasil, que pode ser definido no primeiro tempo. Não precisa de segundo tempo".

"Precisamos entender que não podemos dar nenhuma chance ao adversário. Hoje, o Brasil é um país de pessoas que querem o melhor versus um sociopata. Pensei que era um psicopata, mas, analisando direitinho, vi que era um sociopata", disse Luxemburgo.



O sociopata se caracteriza pelo desprezo ou desrespeito às pessoas e às normas sociais.

"O Brasil está com tudo nas mãos para tirar esse sociopata do poder, e termos um Brasil melhor pela frente. Melhor e para frente é com o Lula. Lula na presidência e Alckmin como vice. Aí teremos um Brasil bem melhor. Lula e Alckmin, com certeza, serão os melhores para o Brasil. É um Brasil contra sociopatas. Somos Brasil", finalizou.

Tentativa frustrada pelo Senado


Após deixar o Cruzeiro, em dezembro de 2021, Luxemburgo não assumiu nenhum outro clube. O técnico optou por seguir carreira política e tentou se candidatar ao Senado de Tocantins pelo PSB, em julho. Contudo, o diretório estadual do partido optou por trocar sua candidatura pela de Carlos Amastha, ex-prefeito de Palmas.

Sem clube de futebol e candidatura política, Luxemburgo é atualmente especulado no Santos. A equipe da Vila Belmiro demitiu nessa terça-feira (13) o técnico Lisca, e Vanderlei é cotado para assumir o cargo de treinador.

Outra opção de Luxa no Peixe seria um cargo executivo, no departamento de futebol do clube.