O sorteio da Conmebol desta quarta-feira (5) definiu os confrontos das oitavas de final da Libertadores de 2023 e, de cara, dois gigantes do futebol brasileiro irão se enfrentar: Atlético-MG e Palmeiras.
- Sul-americana: definição das oitavas pode ter brasileiros frente a frente
Os 16 clubes classificados vão duelar em formato de mata-mata, ida e volta. O chaveamento até a final da competição, que será disputado no Maracanã (RJ), 4 de novembro, também já está definido.
Como funcionou o sorteio da Libertadores
As 16 equipes classificadas para a próxima fase foram divididas em dois potes, de acordo com a posição em que cada uma terminou na fase de grupos: pote 1 para os líderes; pote 2 para os vice-líderes. No sorteio, uma equipe do pote 1 deveria necessariamente enfrentar um time do pote 2. Os potes estavam divididos assim:
- Pote 1: Palmeiras (1), Olimpia (PAR, 2), Racing (ARG, 3), Boca Juniors (ARG, 4), Athletico-PR (5), Independiente Del Valle (EQU, 6), Internacional (7) e Fluminense (8)
- Pote 2: Bolívar (BOL, 9), Flamengo (10), Nacional (URU, 11), Argentinos Juniors (ARG, 12), Atlético-MG (13), River Plate (ARG, 14), Atlético Nacional (COL, 15) e Deportivo Pereira (COL, 16).
Confrontos das oitavas da Libertadores
- Atlético Nacional (COL) x Racing (ARG)
- Bolívar (BOL) x Athletico-PR
- Flamengo x Olimpia (PAR)
- Atlético-MG x Palmeiras
- Deportivo Pereira (COL) x Independiente Del Valle (EQU)
- Argentinos Juniors (ARG) x Fluminense
- River Plate (ARG) x Internacional
- Nacional (URU) x Boca Juniors (ARG)
Quando serão disputadas as oitavas de final
As partidas de ida serão disputadas na semana de 2 de agosto. Os jogos de volta acontecerão na semana seguinte.