Manchester City passou por Real Madrid na final da Champions League (Foto: Iconsport)

 

A 68ª edição da Champions League está chegando ao fim. No sábado (10), às 16h (horário de Brasília), Manchester City e Inter de Milão vão disputar a decisão. A partida vai acontecer no estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, na Turquia.




 

A final da Champions League chama atenção não apenas de quem gosta de futebol. A cerimônia de encerramento, por exemplo, que deve começar 15 minutos antes de a bola rolar, terá apresentação da brasileira Anitta. Ela vai cantar com o nigeriano Burna Boy.

 

Se você quer assistir ao duelo mas ainda não sabe para quem torcer, o Superesportes separou cinco motivos para você ficar ao lado do Manchester City neste jogão.

 

O único brasileiro que estará em campo é do Manchester City

 

O Brasil é um dos países com mais jogadores que fizeram história no futebol europeu. Desde a temporada de 1999/00 há sempre pelo menos um brasileiro disputando a final da Champions League. O da vez é Ederson, goleiro do Manchester City, que esteve com a seleção brasileira nas Copas do Mundo de 2018 e 2022.




 

Se o Manchester City for campeão, Ederson será o 56º brasileiro a erguer a 'orelhuda', como é conhecida a taça da competição. Ele ainda não tem esse título na carreira. A Inter de Milão não conta com nenhum atleta do Brasil no elenco atual.

 

Manchester City nunca foi campeão da Champions League

 

O time inglês ainda não conseguiu vencer a tão sonhada Champions League. O mais longe que o clube chegou foi o vice-campeonato na temporada de 2020/2021, quando perdeu a decisão para o Chelsea.

 

 

 

O torneio europeu não tem um campeão inédito desde 2011/12. O próprio Chelsea, à época, venceu pela primeira vez. Em 68 edições, somente 22 equipes chegaram ao topo, uma seleta lista.




 

Guardiola pode se consagrar

 

O técnico espanhol Pep Guardiola tem três Champions Leagues: uma como jogador (1991/92) e duas como treinador (2008/09 e 2010/2011) -- todas pelo Barcelona. Ele já é considerado um dos maiores técnicos da história, mas conquistar um título europeu comandando o Manchester City pode ser uma consagração. Guardiola já era o treinador do City na final perdida em 2020/21. Agora, novamente trouxe o time inglês à decisão.

 

Título do City pode coroar temporada de Haaland

 

Um atacante norueguês de 22 anos é o grande destaque do Manchester City. O camisa 9 Erling Haaland tem 52 gols marcados em 52 jogos nesta temporada, uma incrível média de um por partida. Ele é o artilheiro da Champions League, com 12 bolas na rede em dez jogos até aqui.

 

 

 

Na Premier League, Haaland marcou 36 gols em 35 jogos e bateu o recorde de gols em uma só edição. Ele conquistou a Chuteira de Ouro desta temporada, que é dada por um sistema de pontos baseado na quantidade de gols nos campeonatos nacionais europeus. O título continental pode coroar a temporada do garoto e fazê-lo vencer o prêmio de melhor jogador do mundo.




 

Manchester City almeja a tríplice coroa

 

O time comandado por Pep Guardiola à beira do gramado e por Haaland dentro de campo pode chegar a um feito histórico: conquistar Campeonato Inglês, Copa da Inglaterra e Champions League na mesma temporada -- o que é chamado de tríplice coroa.

 

Guardiola conseguiu isso pelo Barcelona, na Espanha, em 2008/09. Só um time inglês teve esse feito na história: o rival Manchester United, em 1999, à época comandado por Alex Ferguson.